MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO COMPARANDO COOPERATIVAS DE CREDITO AOS BANCOS
Resumo
O marketing de relacionamento é uma estratégia competitiva usada por empresas de diversos setores, assim como as instituições financeiras que buscam se perdurar no mercado. O seu principal objetivo consiste em fortalecer a marca através da fidelização de clientes, desenvolvendo métodos e ações com a finalidade de oferecer um melhor atendimento, agilidade e menos burocracia, priorizando o relacionamento com os clientes. Atualmente, as cooperativas de crédito têm ganhado cada vez mais espaço no mercado financeiro, isso se deve as características singulares que as diferenciam das demais organizações. Características que impactam diretamente em seu desenvolvimento, como a possibilidade de um usuário ser sócio (cooperado) além de cliente da organização. Nos últimos anos, o setor cooperativista tem crescido e se fortalecido notavelmente no país, estabelecendo um novo desafio diante dos grandes bancos. Tendo em vista este cenário como objeto de estudo desse trabalho, buscou-se mostrar como o cooperativismo tem obtido destaque na zona da mata mineira diante das organizações financeiras presentes na região.