PRÁTICAS MOTIVACIONAIS PARA TRABALHAR COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: SÃO ILUSÓRIAS OU VERDADEIRAS?
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar o conhecimento dos docentes acerca das dificuldades de aprendizagens, transtornos e deficiências, conhecimento das metodologias que podem ajudar na aprendizagem dos alunos, e se esses professores estão aptos a identificar os primeiros sinais de alerta para possíveis transtornos. Portanto, buscou-se, através de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e quantitativa e por revisões bibliográficas conhecer o perfil dos profissionaise como devem proceder em seu trabalho. Foi aplicado um questionário online para professores de escolas públicas da cidade de Santana do Manhuaçu - MG, o estudo foi desenvolvido com a colaboração de 10 (dez) professores que responderam a pesquisa voluntariamente. Suas respostas foram analisadas e organizadas em gráficos. Os resultados apontam que os professores tiveram em sua formação informações sobre educação especial e inclusiva, e como proceder diante das dificuldades de aprendizagem. A maioria dos professores entrevistados (80%) se sentem aptos para trabalhar com esses alunos mesmo ainda não tendo trabalhado diretamente com alunos que têm essas características.