A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO PARA O ATENDIMENTO ODONTOPEDIÁTRICO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A proposta do presente artigo foi a realização de uma revisão de literatura sobre introdução da humanização na odontopediatria. Por muitos anos a odontologia foi motivo de ansiedade e medo para muitas pessoas, principalmente quando se tratava do atendimento odontopediatrico. O atendimento infantil sempre foi um grande desafio para o cirurgião dentista, mas com o decorrer dos anos as práticas odontológicas foram se modificando, os profissionais começaram a estabelecer uma relação mais empática com os pacientes trazendo uma versão mais humanizada da odontopediatria. A fim de entender melhor o mundo do público infantil foram realizados estudos em conjunto com a psicologia sobre o desenvolvimento neuropsicológico da criança. A partir desses estudos foram produzidas técnicas para o manejo comportamental no ambiente odontológico, que podem ser divididas em dois tipos, restritivas e não restritivas. Com o manejo comportamental infantil é possível realizar melhor os procedimentos odontológicos, e adéqua-los a proposta de humanização tendo em vista que com elas os pacientes enfrentam os medos e minimizam a ansiedade durante os atendimentos e consequentemente cooperando mais com o cirurgião dentista. Para a realização desses procedimentos o profissional precisa da colaboração não só do paciente, como também de seus responsáveis, além do consentimento dos mesmos. Nessa proposta foram selecionadas 26 referências que registrassem evidências apresentadas na literatura científica sobre a importância da humanização para o atendimento odontopediátrico, através das bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Salud, Science, PubMed e CFO no período de 1975 a 2022