O MANEJO COMPORTAMENTAL INFANTIL E A COMPLEXIDADE NO ATENDIMENTO CLÍNICO ODONTOPEDIÁTRICO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo promover uma reflexão acerca de aspectos
psicológicos que podem trazer complexidades e até mesmo comprometer o
atendimento clínico odontopediátrico, caso os profissionais não estejam preparados
para manejar determinados comportamentos. Para isso, em um primeiro momento é
realizada uma contextualização sobre o desenvolvimento infantil, o qual pode ser
dividido nas seguintes fases: Estágio Oral, Estágio Anal, Estágio Fálico, Período de
Latência e Estágio Genital. Em seguida, são apresentados fatores que podem provocar
sentimentos como medo e ansiedade nas crianças, ao irem ao dentista, fazendo com
que elas assumam determinadas posturas que acabam por prejudicar na realização
dos procedimentos e, enfim, são ressaltadas algumas atitudes que os profissionais da
área podem adotar, de acordo com as características individuais de cada paciente,
para que os momentos no consultório sejam agradáveis para ambos e sejam
cumpridos os intuitos pretendidos. O profissional de odontologia, em seu trabalho
cotidiano, lida com inúmeros fatores, que precisam ser considerados, assim como as
individualidades de cada paciente, para que os diferentes tipos de tratamento sejam
bem-sucedidos. A metodologia do trabalho se deu através de pesquisas em artigos
científicos e livros acadêmicos