IMPACTO PSICOLÓGICO E SOCIAL RELACIONADO A MÁ OCLUSÃO E BULLYING NA ADOLESCÊNCIA
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
O bullying entre adolescentes na escola tem sido amplamente estudado. Este
fenômeno é um subtipo de violência, pode ser descrito como uma situação em que
um aluno é exposto repetidamente e ao longo do tempo a ações negativas por parte
de um ou mais alunos. A má oclusão não é considerada uma doença em si, mas um
desvio do padrão estético da sociedade. Como os adolescentes são muito sensíveis
em relação à estética facial, a má oclusão pode levar ao esforço consciente de
esconder ou evitar o sorriso, o que acaba diminuindo a autoconfiança. O objetivo do
presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura para analisar a associação de
bullying e necessidade de tratamento ortodôntico com nível de autoestima e qualidade
de vida relacionada a saúde bucal em adolescentes. Foram utilizados para pesquisa
os bancos de dados online como: Scielo, Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),
Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), a base de dados Índice Bibliográfico
Espanhol de Ciências da Saúde (IBECS), e o Índice Cumulativo de Enfermagem &
Literatura da Saúde – CINAHL. Após a obtenção e análise dos dados foram incluídos
neste estudo 10 artigos científicos acerca do tema selecionado. Em vítimas de bullying,
uma combinação de fatores pode atuar sinergicamente, associando bullying, má
oclusão, autoestima e qualidade de vida e causando um efeito negativo em seu estado
psicossocial. Portanto a má oclusão pode influênciar na autoestima e na qualidade
de vida dos adolescentes, podendo resultar na ocorrência do bullying.