O IMPACTO DO SERVIÇO DE DELIVERY NO PÓS-PANDEMIA
UMA ANÁLISE DA CONTINUIDADE E PERSPECTIVAS DOS GESTORES
Resumo
A pandemia da Covid-19 ocorrida de 2020 a 2023 obrigou os gestores a adotarem novas estratégias para a manutenção de seus negócios. No setor alimentício, houve a otimização do delivery, atenuando perdas financeiras e funcionando como opção para a permanência da população em isolamento social. Com o objetivo de verificar a percepção dos empresários acerca desse serviço, foi aplicado um formulário no Município de Lajinha/MG, envolvendo também questões atinentes ao faturamento com o total de seis amostras. Em resultado, verificou-se que, mesmo após a pandemia, os estabelecimentos não se veem sem os serviços de delivery. Atualmente, o percentual de vendas feitas por delivery ultrapassa 50% do total para metade dos respondentes. Além disso, mesmo após o fim do isolamento social, 66,6% dos estabelecimentos continuaram com a demanda e faturamento semelhante ou maior do que o verificado na pandemia. Conclui-se, logo, que a pandemia foi responsável por acelerar a implementação desse serviço na realidade do setor alimentício, o que já vinha acontecendo, mas gradualmente. Tratou-se da estratégia adequada para enfrentar a adversidade, fundindo dimensões físicas e virtuais de forma permanente.