"A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DE MANHUÇU"

Autores

  • Quézia Souza Leite Silva

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa aplicada, descritiva,
exploratória e documental com o objetivo de entender a influência da música na
educação infantil e a existência de legislação que assegure isso como um direito. O
estudo foi conduzido em três etapas: revisão bibliográfica, análise da legislação
brasileira quanto à obrigatoriedade do ensino de música nos primeiros anos de
educação infantil e levantamento de dados em escolas do perímetro urbano de
Manhuaçu, MG. A revisão bibliográfica abrangeu livros, artigos, dissertações e teses
sobre a importância e os efeitos da música no desenvolvimento infantil. Na análise
legislativa, verificou-se a implementação da Lei n° 11.769, que torna obrigatório o
ensino de música nas escolas. O levantamento de campo envolveu 18 escolas
municipais e privadas que oferecem educação infantil, buscando identificar como o
ensino de música é estruturado e quem são os responsáveis pela sua execução.
Diante das análises realizadas observou-se a importância da música para o
desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, e como resultado foi
idenficado a necessidade de políticas públicas que garantam a formação adequada
de professores de música e a implementação efetiva da lei. Conclui-se que, apesar
dos benefícios comprovados da educação musical, há uma disparidade significativa
na aplicação prática entre as escolas públicas e privadas, evidenciando a
necessidade de um esforço conjunto para proporcionar uma educação musical de
qualidade para todas as crianças.

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Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

Arquitetura e Urbanismo