ARQUITETURA E CULTURA, ESCOLA E CURRÍCULO
Investigando fundamentos para a promoção cultural em Iúna-ES
Resumo
Com uma educação pautada há décadas no modelo tradicional de ensino,
a grande maioria das escolas demonstram pouco incentivo a práticas culturais. A
cultura, como parte crucial para processos e ações modeladas da sociedade, deve
encontrar sua veiculação a partir da escola. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa
é analisar o papel da escola na disseminação da cultura e apontar a influência cultural
no município de Iúna através de suas atividades já existentes. A arquitetura influencia
diretamente nos ambientes de aprendizagem, uma vez que os arranjos espaciais das
escolas podem determinar comportamentos e interações do aluno. Métodos como o
de Maria Montessori tornam a criança o protagonista do espaço, demonstrando como
as suas escolhas podem afetar na sua aprendizagem, habilidades e aptidões. A
cultura, atrelada ao ensino, promove um panorama educacional mais objetivo, levando
em conta a pedagogia que visa três princípios básicos: observação, associação de
ideias e expressão. Por isso, a escola é uma porta de oportunidade para que o
indivíduo possa expressar sua cultura. Além do espaço escolar, tem-se os centros
culturais, que não podem ser levados em conta como espaços apenas contemplativos,
mas como espaços que atinjam sua finalidade de informar, discutir e principalmente,
produzir cultura. A partir dos estudos de caso do Sesc Limeira e da Wish School, além
de estudos bibliográficos, é feita uma comparação com as estruturas e atividades
culturais oferecidas em Iúna-ES, além da disseminação cultural a partir do programa
da Escola Viva, vigente no município e que tem gerado impactos positivos na
sociedade. Essa análise leva a compreender que a escola tem um papel fundamental
para que os centros culturais sejam eficazes em sua integração com a sociedade, na
medida em que a escola divulga e o centro cultural cria e solidifica expressões
culturais.