INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho aborda o tema “Inclusão Social e Diversidade na Educação Infantil”, promovendo uma reflexão sobre as práticas e enfoques relacionados à diversidade. Atualmente, enfrenta-se a dificuldade de reconhecer que indivíduos são discrimiados
socialmente devido a características físicas, como a cor da pele, a cor dos olhos, a altura, o peso e a conformação do corpo, além da orientação sexual. Desde o seu nascimento, as pessoas já apresentam essas características, e não podemos ser
responsabilizados por isso. Portanto, este estudo busca investigar como a tão desejada inclusão está sendo abordada nas instituições de ensino. Além disso, almeja-se ampliar essa noção, considerando o respeito à diversidade como um aspecto mais abrangente da inclusão, pois não se limita apenas a pessoas com deficiência. O debate envolve a naturalização da diversidade que é própria da condição humana, abrangendo diversos aspectos, como cultura, raça, religião e gênero. Sabe-se que os seres humanos são sociais por natureza, e que preconceitos, discriminação e estigmas são adquiridos durante as interações e modelos que as crianças encontram ao longo de seu desenvolvimento, além das manifestações aprendidas nos ambientes em que estão
inseridas. Para alcançar os objetos foi realizado uma pesquisas bibliografica sobre a temática. Abordar a diversidade de forma ampla, sistemática e contínua, mas com naturalidade, incorporando-a na rotina diária por meio de brincadeiras, leituras, músicas
e no convívio cotidiano, é fundamental para que as crianças possam aprender a reconhecer e valorizar as diferenças, tornando-se efetivamente agentes e mediadoras do processo de inclusão escolar.