OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

OS IMPACTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

Autores

  • Juliana Ferreira Laia

Resumo

A Educação Infantil é uma fase extremamente importante para a formação inicial das crianças, e as metodologias ativas oferecem uma alternativa eficaz ao ensino tradicional, promovendo um ambiente de aprendizagem mais significativo. Diante disso, a pesquisa apresentou como objeto de estudo analisar a influência das metodologias ativas, com ênfase nas brincadeiras e
jogos, no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças na Educação Infantil. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa através de uma revisão de literatura, onde foram analisados artigos, monografias, teses e livros que discutissem a respeito da presente temática. Os resultados indicaram que as metodologias ativas, especialmente as brincadeiras e jogos, têm um impacto positivo significativo no desenvolvimento das crianças. Observou-se que as atividades lúdicas promovem um ambiente de aprendizagem mais estimulante, facilitando a aquisição de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, ficou denotado que as metodologias ativas ajudam a manter a participação dos alunos e a fomentar uma melhor interação social entre eles. A literatura revisada corrobora destacando que o brincar e o jogo são fundamentais para a aprendizagem e a formação integral das crianças. No entanto, também foram identificados desafios, como a
necessidade de formação contínua dos professores e a adequação dos recursos pedagógicos. A pesquisa enfatiza a importância da implementação eficaz dessas metodologias e sugere a necessidade de maior suporte e capacitação para os educadores, a fim de maximizar os benefícios dessas práticas pedagógicas.

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Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

Pedagogia EAD