A Influência do Contexto Familiar no Desenvolvimento e Aprendizagem de Crianças na Educação Infantil

Autores

  • Leiliane Morais Natalino

Resumo

Este artigo atribui-se em texto com objetivo de analisar a influência do contexto familiar no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na educação infantil, período fundamental para a formação de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Partindo
do pressuposto de que a família desempenha um papel central na construção do aprendizado, investiga-se como fatores socioeconômicos, culturais e emocionais impactam esse processo, além de explorar como a escola pode atuar para suprir
lacunas deixadas pelo ambiente familiar. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentada em teorias de autores como Vygotsky, Piaget e Bronfenbrenner, que destacam a importância das interações sociais e do ambiente no
desenvolvimento infantil. Complementarmente, foi estudado e analisado em estágio, turmas de educação infantil para compreender a relação entre família, escola e aprendizagem. Os resultados apontam que a parceria entre esses dois ambientes é
essencial para a formação integral da criança, ressaltando a necessidade de políticas públicas e práticas pedagógicas que valorizem o envolvimento familiar na educação.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

Pedagogia EAD