RECURSOS PARA MELHORAR A ATENÇÃO DE ALUNOS COM TDAH

Autores

  • Rayane Carvalho Leandro

Resumo

A pesquisa abordou os desafios enfrentados por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar, destacando a importância de identificar recursos pedagógicos e tecnológicos que possam melhorar sua atenção e desempenho acadêmico. O TDAH impacta diretamente a capacidade de concentração dos
alunos, afetando o processo de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar e identificar as ferramentas e estratégias que contribuem para melhorar a atenção de alunos com TDAH, promovendo um ensino mais inclusivo e eficiente. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura qualitativa, com a análise de
artigos publicados entre 2020 e 2024, disponíveis nas bases de dados Lilacs, Periódicos Capes e Scielo. Os critérios de inclusão envolveram estudos que apresentassem intervenções educacionais voltadas para alunos com TDAH no ambiente escolar. Foram
excluídos artigos que não trouxessem aplicações práticas ou relatos metodológicos embasados. A revisão buscou mapear as abordagens que utilizam recursos tecnológicos e metodologias pedagógicas ativas e personalizadas. Os resultados indicaram que o uso de jogos digitais, plataformas educacionais, assistentes virtuais e atividades interativas
promove maior engajamento dos alunos com TDAH, melhorando seu foco e organização. As metodologias ativas, ao promoverem a participação ativa do aluno, mostraram-se eficazes em manter a atenção e incentivar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Os resultados reforçam a importância de uma educação adaptada às
necessidades individuais dos alunos com TDAH, integrando tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

Pedagogia EAD