IDENTIFICAÇÃO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a identificação e a operacionalização dos campos de experiências estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, com foco na articulação entre teoria e prática pedagógica, para a promoção de uma educação íntegra e de qualidade. Como método, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa apoiada por documentos oficiais e em autores especializados na temática. Os resultados indicaram que a BNCC representa um avanço significativo na concepção da Educação Infantil, ao propor uma organização curricular pautada nos cinco Campos de Experiência, que privilegiam o desenvolvimento das crianças por meio de interações e brincadeiras. A análise demonstrou que os campos contribuem para o fortalecimento das práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos. Concluiu-se que a BNCC, ao estabelecer esses referenciais, valoriza a infância como uma fase singular e fundamental para a formação humana, orientando aos educadores a planejarem experiências significativas e contextualizadas.