UM ESTUDOS DE CASO ANCORADO NA MATRIZ SWOT ORGANIZACIONAL
Autores
Ana Paula Ferreira Daher
FACIG
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise SWOT (Strengths Weaknesses Opportunities Threats), em português, FOFA (Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças), sobre a empresa Pastelaria do Ziquita. Teve como base uma pesquisa descritiva de mercado onde foram aplicados 97 questionários de caráter quantitativo junto aos consumidores da lanchonete, no período de outubro de 2014 e uma entrevista qualitativa com o gerente administrativo. Notou-se que, em sua maioria, os consumidores são do sexo feminino e jovens que frequentam o estabelecimento pelo menos uma vez por mês tendo como principal motivo a qualidade dos salgados. O trabalho teve início nas bibliografias de Marketing com o tema de Matriz SWOT e satisfação dos clientes. Todo o processo teve o objetivo de apresentar os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças que o mercado lhe oferece, gerando um retorno sobre o serviço prestado e o produto vendido. O que se apresenta é a necessidade de mudança no espaço físico sem alterar a localização pois é um ponto a favor, e manter o nível de qualidade dos salgados que foi bem conceituado pelos consumidores. O trabalho como um todo mostra a importância do diálogo entre empresa e consumidor.