PERFIL DO CONSUMIDOR E FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE DETERMINADA ACADEMIA NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU (MG)
Autores
Guilherme Henrique Barbosa de Laia
FACIG
Resumo
Resultado de uma pesquisa aplicada em uma academia no Município de Manhuaçu (MG), esse artigo teve como objetivo conhecer o perfil e o comportamento dos usuários de serviços. A competitividade se faz presente neste segmento e as organizações precisam se diferenciar e prestar um atendimento condizente com o perfil e anseios dos clientes. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se de uma pesquisa descritiva. Foi aplicado um questionário fechado a 60 clientes de um universo de 350. A pesquisa teve ainda caráter quantitativo na análise de seus resultados, utilizando de porcentagem simples. Percebeu-se que 70% dos usuários são do sexo masculino e, em sua maioria, solteiros, que têm renda entre 1 (um) e 2 (dois) salários mínimos. Em sua maioria, eles praticam a musculação como atividade e a maior parte dos que usam suplementos o fazem para ganhar massa muscular. Os usuários do serviço são influenciados pelo rol de amigos no momento da escolha da academia, pois a maioria tomou conhecimento da mesma pelos amigos. São ainda influenciados pelos instrutores na decisão do tipo de suplemento que será utilizado. De forma geral, considera-se que os clientes estão satisfeitos com a academia.