VARIAÇÃO DA PRECIFICAÇÃO DA CESTA BÁSICA SOBRE A ÓTICA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO HOLÍSTICA DAS GERAÇÕES

Autores

  • Isabelle Werner de Lemos Brissio UNIFACIG
  • Kayla Cristina Silva Oliveira Unifacg
  • Camila Teresa Martcuheli Unifacig
  • Glaucio Luciano Araujo Unifacig

Resumo

Este estudo busca elucidar se as percepções dos consumidores sobre a variação da cesta básica em sua realidade familiar se alteram conforme sua idade e quais são as variáveis que impactam tais percepções. Quanto à natureza da pesquisa, trata-se de método quali-quantitativo, com corte transversal e dados primários obtidos através da aplicação de questionário desenvolvido com perguntas baseadas, e adaptadas, nas pesquisas realizadas por Dantas (2021), Medeiros (2016) e Queiroz (2019). O questionário foi respondido por um grupo amostral de 186 respondentes. Na análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva e de Testes de correlação de significância de Spearman. Com a análise, conclui-se que, apesar da idade não ser um fator significante quanto à percepção do consumidor sobre a variação de preços dos produtos da cesta básica para este grupo amostral, existem variáveis influenciadoras que impactam essa percepção.

Biografia do Autor

Isabelle Werner de Lemos Brissio, UNIFACIG

Administradora desde 2011, graduanda em Ciências Contábeis (2020), Especialista em Controladoria e Finanças pela UFV ( 2013), Especialista em Estratégias Inovadoras de Educação, Mestra em administração pela FUCAPE (2017). Atua como Coordenadora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis Presenciais e dos cursos em EAD das áreas de Ciências Gerenciais do UniFACIG. Docente universitária ( Pós-Graduacao e Graduação) nas áreas de Gerenciais (2013), professora Contudista (2017), pesquisadora adepta a área de agricultura familiar e CEO da Brissio's Coffee.

Kayla Cristina Silva Oliveira, Unifacg

Graduada em Administração e Graduanda em Ciência Cotábis.

Camila Teresa Martcuheli, Unifacig

[12:31, 19/09/2021] Amor: Coordenadora do curso de graduação em Administração da UNIVERSO-BH, professora do curso de graduação em Administração da UNIFACIG, doutoranda (desde 2019) e mestre em Administração (2018) com ênfase em Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Administração (UFMG) e em Jornalismo (PUC Minas). Tem experiência na área de comunicação social e gestão de micro e pequenas empresas. Ministra palestras sobre marketing digital, investimentos, empreendedorismo e finanças corporativas. É professora convidada do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da UFMG e do Master of Business Administração (MBA) em Gestão Estratégica do Centro Universitário UNA - Unidade Itabira. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: administração financeira, contabilidade e análise financeira, desenvolvimento de mercados financeiros, estratégias de financiamento e gestão e análise financeira de organizações públicas e privadas.

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Publicado

2022-03-09

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas