VARIAÇÃO DA PRECIFICAÇÃO DA CESTA BÁSICA SOBRE A ÓTICA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO HOLÍSTICA DAS GERAÇÕES

Autores/as

  • Isabelle Werner de Lemos Brissio UNIFACIG
  • Kayla Cristina Silva Oliveira Unifacg
  • Camila Teresa Martcuheli Unifacig
  • Glaucio Luciano Araujo Unifacig

Resumen

Este estudo busca elucidar se as percepções dos consumidores sobre a variação da cesta básica em sua realidade familiar se alteram conforme sua idade e quais são as variáveis que impactam tais percepções. Quanto à natureza da pesquisa, trata-se de método quali-quantitativo, com corte transversal e dados primários obtidos através da aplicação de questionário desenvolvido com perguntas baseadas, e adaptadas, nas pesquisas realizadas por Dantas (2021), Medeiros (2016) e Queiroz (2019). O questionário foi respondido por um grupo amostral de 186 respondentes. Na análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva e de Testes de correlação de significância de Spearman. Com a análise, conclui-se que, apesar da idade não ser um fator significante quanto à percepção do consumidor sobre a variação de preços dos produtos da cesta básica para este grupo amostral, existem variáveis influenciadoras que impactam essa percepção.

Biografía del autor/a

Isabelle Werner de Lemos Brissio, UNIFACIG

Administradora desde 2011, graduanda em Ciências Contábeis (2020), Especialista em Controladoria e Finanças pela UFV ( 2013), Especialista em Estratégias Inovadoras de Educação, Mestra em administração pela FUCAPE (2017). Atua como Coordenadora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis Presenciais e dos cursos em EAD das áreas de Ciências Gerenciais do UniFACIG. Docente universitária ( Pós-Graduacao e Graduação) nas áreas de Gerenciais (2013), professora Contudista (2017), pesquisadora adepta a área de agricultura familiar e CEO da Brissio's Coffee.

Kayla Cristina Silva Oliveira, Unifacg

Graduada em Administração e Graduanda em Ciência Cotábis.

Camila Teresa Martcuheli, Unifacig

[12:31, 19/09/2021] Amor: Coordenadora do curso de graduação em Administração da UNIVERSO-BH, professora do curso de graduação em Administração da UNIFACIG, doutoranda (desde 2019) e mestre em Administração (2018) com ênfase em Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Administração (UFMG) e em Jornalismo (PUC Minas). Tem experiência na área de comunicação social e gestão de micro e pequenas empresas. Ministra palestras sobre marketing digital, investimentos, empreendedorismo e finanças corporativas. É professora convidada do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da UFMG e do Master of Business Administração (MBA) em Gestão Estratégica do Centro Universitário UNA - Unidade Itabira. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: administração financeira, contabilidade e análise financeira, desenvolvimento de mercados financeiros, estratégias de financiamento e gestão e análise financeira de organizações públicas e privadas.

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Publicado

2022-03-09

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas