OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA PANDEMIA: (DES)ENCONTROS

Autores

  • Kamila Rodrigues Silva
  • Humberto Vinício Altino Filho Centro Universitário UNIFACIG

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de professores e professoras que lecionam na etapa da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento dos Campos de Experiência, durante o período da pandemia do COVID-19, em que se instaurou como alternativa ao ensino presencial, o Ensino Remoto Emergencial. A pesquisa foi realizada com docentes de um município da Zona da Mata Mineira e os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que, uma vez que os professores tem afinidade com recursos tecnológicos e conhecimento suficiente sobre os Campos de Experiência, o desenvolvimento deste não fora fortemente impactado pelo contexto do ERE. Observou-se que os Campos de Experiência mais relacionadas ao movimento de expressão de si e compreensão do outro foram os que apresentaram alguma defasagem.

Biografia do Autor

Humberto Vinício Altino Filho, Centro Universitário UNIFACIG

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Professor e Analista Educacional no Centro Universitário UNIFACIG.

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

GONÇALVES, Edilma Mendes Rodrigues; BRITTO, Ana Luiza Floriano de Moura. Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (sup), 2020.

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e521974299-e521974299, 2020.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.

SANTOS, Lázaro Pereira dos. Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências. 2021.

SILVA, Cinthia Luiz da; ALTINO FILHO, Humberto Vinício. ENSINO REMOTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM OS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA. Pensar Acadêmico, v. 18, n. 5, p. 909-922, 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-11

Edição

Seção

Ciências Humanas