OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO EDUCACIONAL DA PANDEMIA: (DES)ENCONTROS
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de professores e professoras que lecionam na etapa da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento dos Campos de Experiência, durante o período da pandemia do COVID-19, em que se instaurou como alternativa ao ensino presencial, o Ensino Remoto Emergencial. A pesquisa foi realizada com docentes de um município da Zona da Mata Mineira e os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que, uma vez que os professores tem afinidade com recursos tecnológicos e conhecimento suficiente sobre os Campos de Experiência, o desenvolvimento deste não fora fortemente impactado pelo contexto do ERE. Observou-se que os Campos de Experiência mais relacionadas ao movimento de expressão de si e compreensão do outro foram os que apresentaram alguma defasagem.
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
GONÇALVES, Edilma Mendes Rodrigues; BRITTO, Ana Luiza Floriano de Moura. Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (sup), 2020.
JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e521974299-e521974299, 2020.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
SANTOS, Lázaro Pereira dos. Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências. 2021.
SILVA, Cinthia Luiz da; ALTINO FILHO, Humberto Vinício. ENSINO REMOTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM OS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA. Pensar Acadêmico, v. 18, n. 5, p. 909-922, 2020.