A FUNÇÃO SOCIAL DOS LIVROS INFANTIS COM PROTAGONISTAS/PERSONAGENS NEGROS

Authors

  • Thamiris Adão Ferreira da Silva UEMG
  • Jovana Aparecida da Silva UEMG
  • Lídia Maria Nazaré Alves Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG)/Centro Universitário UNIFACIG

Abstract

Este artigo visa abordar aspectos que permeiam a literatura infanto-juvenil e sua função social para com o público negro. Grupo este que corresponde a maior parcela da população brasileira. Além disso, vamos visibilizar alguns livros que trazem personagens protagonistas negras e que trabalham a questão da representação/valorização da etnia  africana, bem como sua cultura e costumes.

Author Biography

Lídia Maria Nazaré Alves, Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG)/Centro Universitário UNIFACIG

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola (1989); Mestrado em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Letras, pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente professora da UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS/ Campus de Carangola e representante do NDE dessa; Professora do Colégio América do Norte; Professora da FACIG - Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu e representante do NDE e do Colegiado dessa instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literaturas de Língua portuguesa: portuguesa, africana e brasileira; Literatura Comparada; Língua Portuguesa. Na área do Direito, Redação e linguagem jurídica; Português Jurídico; Na área da Matemática e Serviço Social, Epistemologia da Docência e Metodologia da pesquisa, respectivamente. Desenvolve o projeto de pesquisa: Literatura, raça, gênero e expressão da alteridade.

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Published

2019-11-20

Issue

Section

Linguística, Letras e Artes