OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO NUMA EMPRESA DO RAMO DE DISTRIBUIÇÃO

Authors

  • Maxwell Firmino de Brito
  • José Carlos de Souza UNIFACIG
  • Rosane Aparecida Moreira
  • Rock Kleyber Silva Brandão

Abstract

Resumo: Em tempos de globalização um processo de gestão de produção bem executado pode ser o segredo entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, mas como implantar um sistema? E quais os seus impactos? Este estudo tem como objetivo analisar o processo de implantação do sistema de gestão de produção na empresa Ipiranga Distribuição LTDA, no intuito de averiguar às questões e avaliar os impactos, consequências e resultados, com o intuito de compreender as mudanças necessárias, avaliando, desde os resultados positivos e negativos, utilizando como meio para a análise, dados fornecidos pela empresa durante o período de instalação do processo de gestão de produção, assim como, a visão e objetivos do gestor responsável pela implementação no setor, colhidos através de entrevista pessoal, compreendendo desde o processamento de instalação, os problemas enfrentados, assim como as medidas tomadas visando a eficiência do projeto, e consequentemente a obtenção dos resultados, diante de impactos e consequências, apresentando as melhorias do processo, como tempos de processos e eficiência, visível em gráficos e quadros obtidos com estudo, buscando atingir os melhores resultados. 

References

ANTUNES, Junico. Sistemas de Produção – Conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Porto Alegre, Bookman, 2008.

BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; LOIOLA, Elizabeth; QUEIROZ, Napoleão e SILVA, Tatiana Dias. Conceito e perspectivas de estudo das organizações. In: ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo e BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre, Artimed, 2004.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, 1998.

CHISTOPHER, Martin. Logistics and supply chain managemante. London, Pitman Publishing, 1992, In: Colaboração de Medidas de Produtividade no Planejamento Opercional de Armazéns, 3, 2005, FGV-EAESP. Anais do VIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais – SIMPOI 2005 – FGV-EAESP.

CORRÊA, H. C.; GIANESI, I. e AON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação. São Paulo, Atlas, 1997.

HUTCHINS, David. Just-in-time. Tradução: Sônia Maria Correa. São Paulo, Atlas, 1993.

MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção – Fácil. São Paulo, Saraiva, 2012.

MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo, Pioneira, 2010.

MOURA, Reinaldo Aparecido. Sistema Kanban de Manufatura “Just-in-time”- Uma introdução às técnicas de Manufaturas Japonesas, São Paulo, IMAM. 1984.

OHNO, Taiichi. O Sistema Teoita de Produção – Além da Produção em larga escala. Tradução: Cristina Shumacher. Porto Alegre, Bookman, 1997.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre R. Administração da Produção, Operações e Serviços. Curitiba, UNICENP, 2007.

POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: Uma abordagem Logística. São Paulo, Atlas, 2004.

SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de Produção – Do ponto de vista da engenharia da Produção. Tradução: Eduardo Schaan. Porto Alegre, Bookman, 1996.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart e JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo, Atlas, 2004.

Published

2019-12-03

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas