OS IMPACTOS CAUSADOS PELA MÁ UTILIZAÇÃO DOS AGROTÓXICOS NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO NACIONAL

Authors

  • José Antonio Quintino Souza Júnior Centro Superior de Estudos de Manhuaçu, UNIFACIG
  • Bernardo Henrique Pereira Marcial Centro Superior de Estudos de Manhuaçu, UNIFACIG
  • Julliana Victória Almeira Roberto Centro Superior de Estudos de Manhuaçu, UNIFACIG

Abstract

O presente artigo tem por objeto a análise dos efeitos do agronegócio na sociedade nacional, evidenciando suas consequências ao meio ambiente e a saúde humana como resultado de uma má utilização de agrotóxicos em sua produção. Para isso, a pesquisa analisa dados de natureza qualitativa e quantitativa na primeira análise o artigo relaciona o contexto político brasileiro com o esboço jurídico e social e na segunda, utiliza dados para validar o posicionamento adotado ao longo do artigo. Para melhor fundamentar e compreender o tema, o artigo se dispõe a um método multidisciplinar, utilizando campos de conhecimento como direito ambiental e constitucional, traçando também um breve paralelo com a noção e importância da sustentabilidade, analisando, também, os efeitos desses defensivos agrícolas em face ao cenário internacional.

Author Biographies

José Antonio Quintino Souza Júnior, Centro Superior de Estudos de Manhuaçu, UNIFACIG

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2015). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2017), conclusão de curso com Dignidade Acadêmica Cum Laude. Aprovado no XXI Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Pós-graduação Lato Sensu em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2017). Técnico em Transações Imobiliárias pelo Instituto Monitor do Estado do Rio de Janeiro. Experiências com pesquisa científica, magistério e na área de Direito. Pós-graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrando em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM (2019). Atuação: Professor, Advogado e Corretor de Imóveis.

Bernardo Henrique Pereira Marcial, Centro Superior de Estudos de Manhuaçu, UNIFACIG

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Tiradentes da Policia Militar de Minas Gerais(2017).

Julliana Victória Almeira Roberto, Centro Superior de Estudos de Manhuaçu, UNIFACIG

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Tiradentes da Policia Militar(2017)

References

Ministério da Agricultura. Registros concedidos - 2005 – 2019. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/agrotoxicos/informacoes-tecnicas. Acesso em setembro de 2019.

ANVISA, Programa De Análise De Resíduos De Agrotóxicos Em Alimentos (PARA), 2013-2015. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/111215/0/PARA+-+Apresenta%C3%A7%C3%A3o+dos+resultados+-+2013+a+2015.pdf/f22c936a-4796-464c-9680-916c29b2bb5c. Acesso em setembro, 2019.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de orçamentos familiares, 2008-2009. Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro; 2010.

Ministério da Saúde. Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_nacional_vigilancia_populacoes_expostas_agrotoxicos.pdf. Acesso em setembro, 2019.

MEYER, T. N.; RESENDE, I. L. C.; ABREU, J. C. de. Incidência de suicídios e uso de agrotóxicos por trabalhadores rurais em Luz (MG), Brasil. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 32, n. 116, p. 24-30, 2007.

PIRES, D. X.; CALDAS, E. D.; RECENA, M. C. P. Uso de agrotóxicos e suicídios no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 21, p. 598-605, 2005.

BBC. Agrotóxicos, depressão e dívidas criam ‘bomba-relógio’ de suicídios no RS Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37491144. Acesso em setembro, 2019.

Curvo (H.R.M), Pignati (W.A.) e Marta Gislene Pignatti (M.G.). Morbidity and mortality from cancer children and adolescents associated with the agricultural use of pesticides in the state of Mato Grosso, Brazil. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2013000100003. Acesso em setembro, 2019.

OLIVEIRA, Leonardo de Campos Corrêa. RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS NOS ALIMENTOS, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. UBERABA/MG, 2014 Disponivel em https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/6331.pdf. Acesso em setembro, 2019.

VIERO (C.M), CAMPONOGARA (S.), CESAR-VAZ M.R.C , COSTA(V.Z) e BECK (C.L.C). Sociedade de risco: o uso dos agrotóxicos e implicações na saúde do trabalhador rural. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n1/1414-8145-ean-20-01-0099.pdf. Acesso em setembro, 2019.

BRASIL. Mesmo com aumento do registro de defensivos agrícolas, venda caiu nos últimos anos. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/noticias/mesmo-com-aumento-do-registro-de-defensivos-agricolas-venda-do-produto-caiu-nos-ultimos-anos. Acesso em: 29 de set. de 2019.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 16ª ed. São Paulo: Saraiva 2018.

MENDES. Gilmar Ferreira., BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de DIREITO Constitucional. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

SILVA. José Afonso da. Direito ambiental constitucional. 2. ed. rev. São Paulo: Malheiros, 1995

LENZA. Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 22 ed. São Paula: Saraiva, 2018

Published

2019-12-03

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas