SEDUÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEDUZIDOS.

Authors

  • Gabriela Emerick Pereira UNIFACIG- Centro Universitário.
  • Geórgia Luiza Ferreira Ferraz UNIFACIG- Centro Universitário.
  • Rita de Cássia Oliveira Ventura UNIFACIG- Centro Universitário.
  • Reginaldo Adriano de Souza UNIFACIG- Centro Universitário.
  • Lilian Beatriz Ferreira Longo UNIFACIG- Centro Universitário.

Abstract

Os modelos de gestão, ao longo do tempo, evoluíram com o intuito primordial de, cada vez mais, alcançarem novos patamares de performance. Dentre as diferentes matizes dos modelos, os discursos de sedução ganharam realce com o interesse de sempre buscar novos adeptos que estejam disponíveis a se doarem, de corpo e alma, à ideologia organizacional. Neste estudo, apresenta-se uma pesquisa sobre as estratégias de sedução utilizadas por uma Instituição Financeira com o objetivo de analisar a percepção dos funcionários sobre as mesmas e como eles se sentem frente a elas. Para conduzir este estudo, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa tendo a análise documental, a entrevista semiestruturada e o grupo focal como técnicas de coleta de dados. Como resultado, identificou-se uma aceitação passiva, ou talvez uma submissão consentida, ao discurso de fascínio realizado pela organização. Ainda, apontam-se as estratégias de enfrentamento que os funcionários desenvolvem para que haja distinção entre o “mundo do trabalho e a vida privada”.

Author Biographies

Gabriela Emerick Pereira, UNIFACIG- Centro Universitário.

Graduanda em Administração  no Centro Universitário Unifacig.

Geórgia Luiza Ferreira Ferraz, UNIFACIG- Centro Universitário.

Graduanda em Administração  no Centro Universitário Unifacig.

Rita de Cássia Oliveira Ventura, UNIFACIG- Centro Universitário.

Doutora em Ciência da Informação, Centro Universitário UNIFACIG

Reginaldo Adriano de Souza, UNIFACIG- Centro Universitário.

Mestre em Administração, Centro Universitário UNIFACIG

Lilian Beatriz Ferreira Longo, UNIFACIG- Centro Universitário.

Mestre em Administração, Centro Universitário UNIFACIG

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Published

2019-11-20

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas