JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Lais Estanislau Gomes
  • Lidiane Hott Fúcio
  • Juliana Santiago da Silva

Abstract

Este artigo tem o objetivo de relatar as experiências de uma profissional de uma escola privada de educação infantil e mostrar a utilização dos instrumentos lúdicos, e a importância destes, na construção do conhecimento em uma sala de aula, com alunos de quatro anos. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa descritiva. Os resultados apontam que a ludicidade torna-se uma grande ferramenta para a criança compreender e interagir no âmbito social e levá-la à possibilidade de atuar sobre o mundo em que vive e aprender os valores morais, sociais e éticos. O lúdico de forma geral, favorece o desenvolvimento da criança e aprendizagem, pois sabe-se que o ato de brincar é algo espontâneo da criança e o papel do professor é fundamental para o desenvolvimento da criança, sendo assim, é através do brincar que se ativam os processos de concentração, a autonomia, a imaginação e a cognição. Nesse contexto, através das considerações ao longo da pesquisa revelam que o lúdico é uma forma de atividade social infantil que favorece uma ocasião educativa única para as crianças, assim, é na brincadeira que a criança representa e constrói seu próprio pensamento, desenvolvendo suas potencialidades e descobrindo valores.

Published

2021-02-09

Issue

Section

Ciências Humanas