O EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA COVID-19: NECESSIDADE, OPORTUNIDADE E SOLIDARIEDADE

Authors

  • Cristiane Pereira Guimarães Centro Universitário UNIFACIG
  • Quésia Klem Horsts de Oliveira Centro Universitário UNISUAM, Rio de Janeiro - RJ
  • Matheus de Souza Dimas Centro Universitário UNISUAM, Rio de Janeiro - RJ
  • Társis de Marcos Corrêa Centro Universitário UNISUAM, Rio de Janeiro - RJ

Abstract

Os impactos causados pela pandemia da COVID-19 vão além da saúde e se refletem no cenário econômico. O índice de desemprego aumentou juntamente com a inflação, ocasionando perdas na economia, principalmente em países ainda emergentes no cenário mundial, como o Brasil. Para evitar ou mitigar os efeitos da pandemia dentro da economia, o governo brasileiro adota uma série de medidas provisórias para injetar dinheiro no mercado e fornecer ajuda aos trabalhadores desempregados. Uma grande parte desse público se vê num cenário onde a sobrevivência pode ser encontrada através de atividades empreendedoras. Esse empreendedorismo pode ser divido entre duas conceituações denominadas de oportunidade e de necessidade. Num momento de crise, o empreendedorismo por necessidade, ou seja, aquele em que as pessoas recorrem para garantir uma fonte de renda para sobrevivência, é mais comum. Além disso, a formalização do trabalho informal, através do cadastro do Microempreendedor Individual (MEI), e o empreendedorismo solidário, pautado na criatividade e solidariedade, parecem ser uma tendência para o pós-pandemia. Por fim, na busca por resoluções de impasses presentes (como a falta de renda e pobreza) e problemas que, possivelmente, se arrastarão para o futuro, a pandemia da COVID-19 trouxe com ela novos empreendedores, seja por necessidade, oportunidade e solidariedade.

Author Biography

Cristiane Pereira Guimarães, Centro Universitário UNIFACIG

Coordenadora do curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário UNIFACIG.

Published

2021-02-09

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas