A PERCEPÇÃO DA ANSIEDADE PELOS ADOLESCENTES
Abstract
Resumo: Este artigo é produto de uma pesquisa de iniciação científica que investigou algumas situações em que os adolescentes se percebem ansiosos, seja vivenciando situações escolares ou mesmo extraescolares; e também se eles percebem os desconfortos causados pelo medo influenciando seus sentimentos no período de permanência na escola. A finalidade deste artigo é revelar os resultados desta pesquisa, que teve como objetivo identificar as ocorrências que deixavam os adolescentes mais ansiosos na escola e no cotidiano. A metodologia utilizada foi pesquisa mista, quali-quantitativa, com aplicação de um questionário com questões sobre a temática ansiedade para cem alunos do primeiro ano do ensino médio de uma determinada escola do município de Manhuaçu/MG, que após a realização da análise da frequência relativa do rol nominal de situações das questões objetivas, utilizou-se o método de análise de conteúdo para as questões discursivas. Chegou-se a conclusão que os adolescentes se percebem ansiosos na escola e fora da escola, que várias ocorrências e sensações os perturbam, atrapalhando consideravelmente suas vidas, e impedindo, em muitos momentos, uma boa relação com seus estudos cotidianos e com uma boa qualidade de vida.
References
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA [American Psychiatric Associaton]. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-V. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BATISTA, M. A.; OLIVEIRA, S. M. S. S. Sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes. PSIC: revista de Psicologia da Vetor Editora, São Paulo , v. 6, n. 2, p. 43-50, dez. 2005 . Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142005000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 15 set. 2020.
BURATO, K. R. S.; CRIPPA, J. A. S; LOUREIRO, S. R. Transtorno de ansiedade social e comportamentos de evitação e de segurança: uma revisão sistemática. Estud. psicol. Natal, v. 14, n. 2, p. 167-174, Ago. 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 05 set. 2020.
CASTILLO, A. R. GL.; RECONDO, R.; ASBAHR, F. R.; MANFRO, G. G. Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 22, supl. 2, p. 20-23, Dec. 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 set. 2020.
GROLLI, V.; WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P. Sintomas Depressivos e de Ansiedade em Adolescentes do Ensino Médio. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo , v. 9, n. 1, p. 87-103, jun. 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-50272017000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 28 set. 2020.
POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 1997.