ANÁLISE DO PERFIL DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES DO PROJETO LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO EM MANHUAÇU: O IMPACTO DA TECNOLOGIA EM SUAS VIDAS
Abstract
O Letramento em Programação é um projeto iniciado em Manhuaçu em março de 2019, com o intuito de promover a Educação Integral, através do desenvolvimento do pensamento computacional. Assim, por meio da programação de computadores, pretende-se letrar em linguagens de programação diversas, estudantes e professores do Ensino Fundamental I de 3 escolas públicas de Manhuaçu para que ampliem suas capacidades de criação e expressão no mundo digital. Desde 2015, o Letramento em Programação tem sido realizado a partir da parceria entre Instituto Ayrton Senna (IAS) e Instituições de Ensino Superior. Objetiva-se, assim, com este artigo, apresentar como foi o impacto do uso das tecnologias e linguagens de programação para formação intelectual dos educadores e alunos, bem como a diferença que o projeto fez na vida desses professores e alunos, possibilitando quebrar barreiras na utilização da tecnologia na educação, trazendo uma nova forma de ensino que se faz essencial no século XXI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo e de natureza descritiva, por meio da aplicação de um questionário de avaliação do perfil de alunos e professores no que diz respeito ao uso da tecnologia, este questionário foi aplicado no início do ano e ao final das atividades do projeto, constatando a evolução que tanto aluno e professores tiveram no domínio da tecnologia.References
ANDRADE, R.C.de. Introdução: gestão da escola. In: ANDRADE, Rosamaria Calaes de (org.); ACÙRCIO, Marina Rodrigues B. (coord.). A gestão da escola. Porto Alegre/ Belo horizonte: Artmed/ rede Pitágoras, 2004 (Coleção escola em ação; 4).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 12 ago.2020.
BRASIL, MEC / SEED. Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo. Brasília, 1997.
GLATTER, Ron. A gestão como meio de inovação e mudanças nas escolas. In: ______. As organizações escolares em análise. Lisboa. Dom Quixote. 1992, p.139-161.
CARDOSO, Luciana Rocha; FARIA, Danielly dos Santos. O uso do Scratch como ferramenta de auxílio no Ensino Superior. Jornada de Iniciação Científica – Seminário Científico do UNIFACIG. Nº 5 (2019). Disponível em:
http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/semiariocientifico/article/view/1571. Acesso em: 09 ago. 2020.
COELHO, Cláudia Regina Bergo. Tecnologia na Educação Infantil. 1º ENCONTRO DA ALESDE “Esporte na América Latina: atualidade e perspectivas” UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil 30, 31/10 e 01/11/2008. Disponível em: http://www.alesde.ufpr.br/encontro/trabalhos/126.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1998.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre:Artes Médicas,2000.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Letramento em Programação, 2018. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/content/institutoayrtonsenna/pt-br/como-atuamos/letramento-em-programacao.html. Acesso em: 12 ago.2020.
MENDES, Andréia Almeida. Instituto Ayrton Senna firma parceria com UNIFACIG e Prefeitura Municipal de Manhuaçu através do projeto “Letramento em Programação”. Disponível em: http://blog.facig.edu.br/instituto-ayrton-senna-firma-parceria-com-unifacig-e-prefeitura-municipal-de-manhuacu-atraves-do-projeto-letramento-em-programacao/. Acesso em: 05 ago.2020.
SCRATCH. Tutorial. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 12 ago. 2020.