ANÁLISE DAS OPA'S DO PROGRAMA "LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO" À LUZ DA TAXONOMIA DE BLOOM

Authors

Abstract

Este artigo objetiva identificar e analisar, dentro das OPA's do 4º e 5º anos do programa "Letramento em Programação", a hierarquia dos objetivos de aprendizagem à luz da Taxonomia de Bloom. O projeto “Letramento em Programação”, por usa vez, objetiva desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional. Trabalhar com a Taxonomia de Bloom implica em analisar a aquisição de conhecimento, competência e atitudes, de forma a facilitar o processo de aprendizagem. Dessa forma, por meio de uma pesquisa bibliográfica, avalia-se a construção das diretrizes pedagógicas de aprendizagem repassadas aos professores das escolas participantes como fio condutor das aulas.

Author Biography

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

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Published

2021-01-22

Issue

Section

Ciências Humanas