PERFIL DE LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Authors

  • Mainara Pereira Temóteo Centro Universitário UNIFACIG
  • Thiara Guimarães Heleno de Oliveira Pôncio
  • Roberta Mendes von Randow

Abstract

Trata-se de um estudo do Perfil de Liderança entre acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem de um Centro Universitário da Zona da Mata Mineira. Dentre as competências desenvolvidas durante a graduação, a liderança do enfermeiro gestor está inteiramente ligada a qualidade da assistência prestada, portanto, além das diversas habilidades para realização de procedimentos em sua rotina, é necessário desenvolver também um perfil de liderança que deve ser aprimorado durante o exercício profissional. Analisar o perfil de liderança de acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, sendo descritiva e transversal, onde será aplicado um questionário validado para avaliação do perfil de liderança. Concluiu-se que o perfil de liderança dos entrevistados se concentra nas necessidades das pessoas, e no vínculo, levando a um ambiente de trabalho confortável e agradável, e no estilo onde o empenho de todos geram os resultados, e esse comprometimento leva a confiança e respeito.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº. 1133, de 07 agosto de 2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2020.

DAMASCENO, CarolinneKilcia Carvalho Sena et al. O TRABALHO GERENCIAL DA ENFERMAGEM: CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS ENFERMEIROS SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. Revista de Enfermagem UFPE, v.10, n.4, p. 1216-1222, 2016. Disponível em: <https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:aPCVC2i4yXAJ:https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11106/12573+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 22 abr. 2020.

KATZ, Robert. As habilidades de um administrador Eficiente. In: STRIKER, Perrin. The Growing of Executive Developmen. Biblioteca Harvard, 1954.

LEAL, Laura Andrian, et al. Competências profissionais para enfermeiros: a visão de discentes de graduação em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, v.30, n.3, p.1-12, 2016. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-29938>. Acesso em: 05 mar. 2020.

PAIVA, Sônia Maria Alves et al. TEORIAS ADMINISTRATIVAS NA SAÚDE. Revista Enfermagem UERJ, v.18, n.2, p.311-316, 2010. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-18734>. Acesso em: 16 abr. 2020.

PEREIRA, Liliane Alves et al. Enfermagem e liderança: percepções de enfermeiros gestores de um hospital do sul do Brasil. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v.7, n.1, p.1875-1882, 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750945012.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2020.

SOUZA, Roselaine Bastos et al. Organização e liderança no trabalho do enfermeiro: percepção de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v.3. n.2, 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/360>. Acesso em: 16 abr. 2020.

SPAGNOL, Carla Aparecida. (Re)pensando a gerência em enfermagem a partir de conceitos utilizados no campo da Saúde Coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, v.10. n.1, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000100019&lang=pt>. Acesso em: 20 abr. 2020.

VASCONCELOS, Raissa Otteset al. MEIOS PARA A GERÊNCIA DE ENFERMAGEM UTILIZADOS EM UNIDADES HOSPITALARES CRÍTICAS. Enfermagem Foco, v.7, n.3, p.56-60, 2016. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/944>. Acesso em: 20 abr. 2020.

Published

2021-01-22

Issue

Section

Ciências da Saúde