ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ESCOLAR SOBRE O FILME “O SUBSTITUTO”
Abstract
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir os dilemas que incidem sobre a escola pública e como os profissionais de psicologia podem atuar neste contexto. Trata-se de um estudo qualitativo, que propõe um modo de pesquisa que não visa à descoberta de verdades, mas a escuta e a escrita das sensibilidades em processo na atualidade que incidem sobre a escola e os sujeitos que passam por ela. Apropriamo-nos do filme “O substituto” como, intercessor deste trabalho, para dar vazão às vozes que se pronunciam em torno dessa temática, muitas vezes silenciadas.
References
ANTUNES, M.. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2008, v. 12, n. 2 [Acessado 5 Setembro 2021] , pp. 469-475. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020>. Acesso em: 04 set.2021.
BARBOSA, D.; SOUZA, M.. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2012, v. 16, n. 1 [Acessado 5 Setembro 2021] , pp. 163-173. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100018>. Acesso em: 05 set.2021.
BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de; Thiago Colmenero Cunha. Por Uma Concepção Política de Conflito Escolar. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.9, p.70-80, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20508. Acessado em: 10 ago.2021.
BOTELHO, Patrick Silva; CUNHA, Thiago Colmenero e BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de PROCESSOS DE CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA NO TERRITÓRIO ESCOLAR. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2020, v. 24 [Acessado 10 Agosto 2021] , e200988. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-35392020200988>. Epub 21 Ago 2020. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/2175-35392020200988.