ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS: ESTUDO DE CASO NAS FAZENDAS ARAÚJO

Autores

  • Isabelle Werner de Lemos Brissio UNIFACIG
  • Denise Ferreira de Araújo
  • Lidiane Hott de Fúcio Borges
  • Walter Rodrigues Toledo
  • Josimeire Aparecida Garcia

Resumo

Realizou-se nesta pesquisa, um estudo de caso único em uma empresa familiar que atuante no setor de cafés especiais, desde 2014, buscou-se identificar os principais aspectos estratégicos mercadológicos aderidos pela gestão  organizacional em suas gerações. A análise foi realizada na empresa familiar Fazendas Araújo, da região Matas de Minas, perpassando as três gerações existentes na empresa, objetivando-se identificar as estratégias mercadológicas utilizadas para a geração de valor e promoção dos cafés especiais produzidos na região amostral de Manhuaçu – MG. Para a análise utilizou-se como método de pesquisa uma réplica adaptada do estudo feito por Giacchetta (2011). Conforme, as informações apresentadas por meio dos questionários as Fazendas Araújo utilizam-se da estratégia de crescimento, buscando expandir sua participação no mercado, além de gerar valor a marca. Alcançando seus objetivos, baseados no reconhecimento, visibilidade e conhecimento do mercado de cafés especiais. As Fazendas Araújo atualmente são reconhecidas como um fornecedor de cafés especiais e commodities de confiança, tornando seu processo de comercialização mais abrangente e constante.

Biografia do Autor

Isabelle Werner de Lemos Brissio, UNIFACIG

Graduada em Administração pela UNIFACIG (2011), Graduanda em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, inicio em 2020, Especialista em Controladoria e Finanças (2013) pela instituição Universidade Federal de Viçosa (2013), Pós Graduanda em Tecnologias Inovadoras do Ensino (2021); Mestra em Administração pela Fucape Business School (2017). Atua no ensino desde 2012. Assumiu o cargo de Professora Universitária do Curso de Administração em 2013, atuante no Ensino Universitário desde então. Em 2014, passou a atuar também no Ensino/ Coordenação de Pós Graduação pela e na Coordenação do Curso de Graduação em Administração. Coordenou no período de 2014 a 2016 os cursos de Administração e Ciências Contábeis assumindo novamente no período de 2017 a 2020, na região de Manhuaçu. Atuando também como Coordenadora Acadêmica no período de 2017 a 2019 e no período de 2019 como Vice-Diretora. Na área de Educação a Distancia - EAD atuou como Docente conteudista e na Coordenação Educacional de Pólo. Atualmente é Docente e Coordenadora dos cursos de Administração (Presencial e EAD), Ciências Contábeis (Presencial e EAD), Gestão de Recursos Humanos - EAD, Gestão Pública- EAD e Logística - EAD da UNIFACIG em Manhuaçu/MG.

Referências

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Publicado

2023-03-28

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas