O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO

Authors

  • Cínthia Luiz da Silva
  • Humberto Vinício Altino Filho

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca do uso das novas tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, é importante considerar que a tecnologia faz parte do contexto social atual. Dessa forma, o professor como aquele que propicia a construção do conhecimento, precisa utilizar recursos que transformem suas aulas, de modo a instigar a busca pelo conhecimento por parte dos alunos, ministrando aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e entendendo que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo educativo. Para isso torna-se necessário maior informação sobre o processo de  ensino aprendizagem, capacitação, bem como recursos necessários para colocar em prática o uso da tecnologia em todos os níveis educacionais. A principal contribuição do artigo é apresentar os caminhos que têm sido dados a essa discussão, de acordo com a literatura, para incorporar as novas tecnologias à educação.

References

ALTINO FILHO, Humberto Vinício; ALVES, Lídia Maria Nazaré. O Saber Globalizado na Educação Matemática. Revista Pensar Acadêmico, v. 13, n. 2, p. 77-84, 2017.

BAYM, N. K. Personal connections in the digital age. Cambridge: Polity Press, 2010.

BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1181-1201, Set./Dez. 2004.

BRIGNOL, S. M. S. Novas tecnologias de informação e comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no ensino médio. Monografia (Especialização) – Faculdades Jorge Amado, Salvador, 2004.

CARDOSO, G. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro, FGV, 2007.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: A Sociedade em rede.

São Paulo: Paz e Terra, 2002. v. 2.

CARVALHO, R. As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. 1993. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1442-8.pdf. Acesso em: 09 set. 2017.

CAVALCANTE, B., M. A Educação Frente às Novas Tecnologias: Perspectivas e Desafios. 1999. Disponível em: Acesso em 10 de Set. 2017.

CHAVES, E. O. C. Tecnologia e educação. UNICAMP, 1999 (Coleção Informática para a mudança na educação). Disponível em: http://edutec.net/Textos/Self/EDTECH/tecned2.htm#_ed*. Acesso em 20/10/2017.

CHIOFI, L. C. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Londrina, UEL, 2014.

GARCIA, F. W. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013.

GATTI, B. Os agentes escolares e o computador no ensino. Acesso. São Paulo: FDE/SEE. Ano 4, dez.93

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010. LEVY. P. P. Cibercultura; Tr Carlos Irineu da Costa. -São Paulo: Editora. 11, 1999.

MAINART, D. A.; SANTOS, C. M. A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 7, 2010. Anais..., 2010. Disponível

em: <http://www.convibra. com.br/upload/paper/adm/adm_1201.pdf>. Acesso em: 02 set. 2017.

MORAES, R. A. Informática na educação. Rio de Janeiro: DPA,1999.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. 1995. Disponível em:

<http://www.eca.usp.br/moran/inov.htm>. Acesso em: 24 set. 2017.

NONATO, M. N.; PIMENTA T. A. F.; PEREIRA, F. J. Geração Z: Os Desafios da Mídia Tradicional. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Recife, PE, 2012.

POCHO, C. L. (Org.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula.

Petrópolis: Vozes, 2003

RIBAS, D. A docência no Ensino Superior e as novas tecnologias. Revista Eletrônica Latu Sensu, ano 3, n. 1, mar. 2008.

SANCHO, Juana A. Tecnologia: Um Modo de Transformar o Mundo Carregado de Ambivalência. In: SANCHO, J.M. (Org.). Para Uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, N. Espaços Virtuais de Ensino Aprendizagem. São Paulo: Infolink, 1998.

SOLTOLSKI, C., R. A influência do uso das novas tecnologias na educação.VI EPETEC, OUTUBRO, 2011. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_exatas/01- SOLTOSKI_SOUZA.pdf. Acesso em 12 de Ago. 2014.

SOUZA, I. R. L; MAGALHÂES, H. P. de. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 01, n. 01, julh/dez 2008.

TAROUCO, L. M. R., et al. Formação de Professores para produção e uso de objetos de aprendizagem. Disponível em http://www.cinted.ufrgs.br /renote/jul2006/ artigosrenote / a20_21173.pdf. Acesso : 23, maio,2009.

YAMAZAKI, R. M. O.; YAMAZAKI, S. C.; ZANON, A. M. Elaboração de um jogo pedagógico numa perspectiva bachelardiana para aprendizagem do conceito de gene. Revista Metáfora Educacional, n.13, p.3-20, 2012.

Published

2018-03-05

Issue

Section

Ciências Humanas