CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM UM PORTADOR DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EM OXIGENIOTERIA DOMICILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO PONTE DA ALDEIA, MANHUAÇU (MG)

Authors

  • Josiane A. Laurindo
  • Thiara G.H.O. Pôncio
  • Luciane F. de Oliveira
  • Daniela Schimitz de Carvalho

Abstract

Os cuidados de enfermagem são essenciais e devem ser individualizados para promoção dos cuidados domiciliares, visa, entre outras ações, fornecer instruções ao paciente e familiar, o conhecimento com relação ao autocuidado. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma patologia grave, crônica, causada principalmente pelo tabagismo. Quando bem gerenciada, o portador pode alcançar qualidade de vida. O papel da equipe de enfermagem, portanto, é de uma medida preventiva e educativa, bem como, melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com a DPOC e faz uso de oxigênio domiciliar, proporcionar um ambiente silencioso, calmo, abrir as cortinas e as portas, limitar visitas, quando o paciente estiver com crise aguda de falta de ar, pois com redução de ruídos externos promove o relaxamento e reduzir sentimentos de sufocação; não deixar o paciente sozinho durante a crise, ele necessita de uma segurança caso precise de ajuda. Como alternativa para a redução do problema, o governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, poderia desenvolver um trabalho de educação por parte dos profissionais de enfermagem, para que os mesmos possam atuar na prevenção, na conscientização e na melhoria da qualidade de vida dos doentes, através de medidas educativas.

References

BRUNNER & SUDDARTH, Manual de enfermagem médico-cirúgica. Revisão técnica Sônia Regina de Souza; tradução Patrícia LydieVoeux.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2015.

CARPENITO-MOYET, L. J. Planos de cuidados de enfermagem e documentação: diagnóstico de enfermagem e problemas colaborativos/ Lynda JuallCarpenito-Moyet; tradução: Ana Maria Vasconcellos Thorell, Regina Machado Garcez. - 5. ed.- Porto Alegre; Artmed, 2011.

Dispõe sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica; altera as Leis nos 9.991, de 24 de julho de 2000, 10.925, de 23 de julho de 2004, e 10.438, de 26 de abril de 2002; e dá outras providências.

JEZLER, S., et al.Ventilação mecânica na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada. Jornal Brasileiro de Pneumologia. São Paulo. Vol.33. julho. 2007.

KERKOSKI , E. et al. Grupo de convivência com pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: sentimentos e expectativas. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2007 Abr-Jun; 16(2): 225-32.

MARCHIORI, R. C. et al. Diagnóstico e tratamento da DPOC exacerbada na emergência. Revista da AMRIGS, Porto Alegre, 54 (2): 214-223, abr.-jun. 2010.

OLIVEIRA, et al. DPOC: Doença Estável. PneumoAtual. UNIFESP. Novembro, 2007. Disponível em: http://www2.unifesp.br/dmed/pneumo/Dowload/DPOCDefinicoesEfaseEstavel.pdf, acesso em:05/10/2017

Published

2018-03-09

Issue

Section

Ciências da Saúde