ENDOMARKETING E SUAS VARIÁVEIS: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO MUNICÍPIO DE ESPERA FELIZ - MG
Abstract
O endomarketing é baseado em práticas do marketing, voltado para o público interno das organizações. Demonstrando como sua finalidade é de grande importância nos métodos de gestão atual, conceitua-se a devida importância que os colaboradores necessitam ter, para elevar o grau de satisfação no clima organizacional, melhorando o relacionamento com o cliente externo. Na sequência, analisa-se os dados relacionados ao endomarketing através de um estudo de caso, em uma cooperativa de crédito da cidade de Espera Feliz-MG, através de uma pesquisa qualitativa-descritiva, por meio de um questionário semiestruturado. Através deste, foi possível detalhar: como funciona a comunicação interna, a capacitação profissional, o reconhecimento profissional, a motivação profissional, como os setores e serviços internos se movem. Pôde-se perceber que o endomarketing é aplicado pela cooperativa de crédito, porém esse fato é desconhecido por estes, sendo assim, existem fatores relevantes que precisam passar por um alinhamento estratégico como: adequação da linguagem nas reuniões, bonificações, reconhecimento no cumprimento das tarefas, que esta seja aplicada de maneira eficaz. Sugere-se novas pesquisas que tenham o objetivo de analisar outras cooperativas de crédito que utilizam o endomarketing e quais as melhorias essa ferramenta possibilita alcançar.References
BEKIN, Saul. F. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo, 2004.
BEKIN, Saul F. Conversando Sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
BEKIN, S. F. Fundamentos do endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1990.
BRUM, A. M. Face a Face com o Endomarketing. Porto Alegre: L&PM, 2005.
BRUM, A. M. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare, 2010.
BRUM, A. M. Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: Editora L&PM, 1998.
COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing Básico: Uma perspectiva brasileira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.
COSTA, Daniel. Endomarketing inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. Porto Alegre: Dublinense, 2010.
CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação, cultura e qualidade. Rio de
Janeiro: Quality Mark, 1994
CERVI, Cleber; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide. Afinal, o que é endomarketing? Estudo das estratégias de endomarketing de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 114-136, ago. 2017. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/883>. Acesso em: 23 abr. 2018.
DIAS, Geraldo. Endomarketing- um instrumento estratégico da busca de competitividade. São Paulo: Livro Pronto, 2008.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
GARCIA, Adriana. O papel da liderança nos projetos de endomarketing. Revista: ECCOM, v. 4, n. 8, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.fatea.br/seer/index.php/eccom/article/viewFile/634/452> Acesso em: 23 maio 2018.
GRÖNROOS, Christian. Marketing: Gerenciamento e Serviços. A competição por serviços na Hora da Verdade. Rio de Janeiro. Ed. Campus, 1995.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2004.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. Tradução: Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, Philip; KELLER Kevin Lane. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. 12. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.
KLEIN, Amarolinda Zanela; SILVA, Lisiane Vasconcellos da Silva; MACHADO, Lisiane; AZEVEDO, Debora. Metodologia de pesquisa em administração: uma abordagem prática. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Excelência em atendimento ao cliente. Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. 1 ed. São Paulo: M.books,2012.
MACHADO, G.M. Endomarketing como ferramenta de melhoria do clima
Organizacional e da comunicação interna no SENAC, Santana do Livramento, 2014, 1 CD-ROM.
MAXIMINIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: Da escola científica á competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.
MENDES, Regina S. A. D. Endomarketing como ferramenta de comunicação com o público interno. 2004. Disponível em: http://endomarketing.com/wp-content/uploads/2014/10/artigo-endomarketing-como-ferramenta-de-comunicacao-com-o-publico-interno.pdf Acesso em: 28 jul. 2018.
OCHOA, Carolina. As diferenças entre comunicação interna e endomarketing. Revista: Educação, Cultura e Comunicação, Vol. 5, n. 9 (2014). Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/819>. Acesso em: 23 maio 2018.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.
SAVOIA, Mariângela Gentil; CORNICK, Maria Angela C. Pallotta. Psicologia Social. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.