ANÁLISE DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DE PACIENTES ASSISTIDOS POR ESF DA ZONA DA MATA MINEIRA

Authors

  • Emilly de Almeida Costa
  • Ademir José Lorenzoni Filho
  • Isabela Pereira Sobrinho
  • Jocimar Kénede
  • Ricardo Boina de Barbe
  • Vanessa Silva Oliveira
  • Juliana Santiago da Silva

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as condições socioeconômicas que influenciam diretamente na saúde pública da população. Para tal efeito, foi realizada uma pesquisa de campo, aplicando-se questionários aos pacientes da ESF Nossa Senhora Aparecida, situada na comunidade São Francisco de Assis, em um município da Zona da Mata Mineira, a fim de avaliar o perfil social, demográfico e econômico dos assistidos. Nessa pesquisa, foram abordados diversos temas, como a idade, o sexo, a renda, a quantidade de dependentes dessa mesma renda, a quantidade de habitantes no domicilio e a presença de bens, como casa e meios de transporte próprios. Com isso, constatou-se que o processo saúde-doença está ligado a diversos fatores, principalmente, às condições econômicas e sociais da população, fator que muitas vezes não é correlacionado pelos profissionais da saúde. Além disso, prevaleceu-se um maior número de idosos dentro da amostra estudada, apresentando uma frequência relativa de 65,51%, necessitando dessa forma de melhorias na atenção básica a fim de promover políticas públicas específicas, promovendo uma ação integral que atenda às peculiaridades desse envelhecimento.

References

BRASIL Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARVALHO, A. I. Determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde. In FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: população e perfil sanitário [online]. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2013. v. 2. pp. 19-38. ISBN 978-85-8110-016-6. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

DOMINGOS, P, A, dos S; ROSSATO, E, M; BELLINI, A. Levantamento do perfil social, demográfico e economico de pacientes atendidos na clinica de odontologia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara. Revista Uniara. v.17, n.1. Araraquara. 2014.

MAGALHÃES, K, A. et al; A Habitação como Determinante Social da Saúde: percepções e condições de vida de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Saúde Sociedade. São Paulo. 2013.

MINAYO, M. C. de S. Cadernos de Saúde Pública. O envelhecimento da população brasileira e os desafios para o setor saúde. v.28, n.2. Rio de Janeiro. 2012.

MIRANDA, G, M, D. Saúde e desigualdade: o desafio brasileiro em um cenário de transição demográfica, epidemiológica e mudanças sociais. 2015. 187 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz. Recife. 2015.

MIRANDA, J. Manual de Direito Constitucional. 2. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1998.

SANTOS, D. L.; GERHARDT, T. E. Desigualdades sociais e saúde no Brasil: produção cientifica no contexto do Sistema Único de Saúde. Rev. Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre. 2008.

TEJADA, C, A, O; JACINTO, P, A; SANTOS, M, A. Causalidades entre renda e saúde: uma análise através da abordagem de dados em painel com estados do Brasil. São Paulo. 2012.

WEICHERT, M, A. Saúde e Federação na Constituição Brasileira. Rio de Janeiro. 2004.

ZANON, R. R; MORETTO, A. C; RODRIGUES, R. L. Envelhecimento populacional e mudanças no padrão de consumo e na estrutura produtiva brasileira. R. Bras. Est. Pop. v.30, p.45-67. Rio de Janeiro. 2013.

Published

2019-02-22

Issue

Section

Ciências da Saúde