A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO DA CRIANÇA
Resumo
A educação infantil é peça fundamental para o desenvolvimento da criança. É nesse período que acontecem as primeiras experiências, a troca de saberes, o brincar como forma de aprendizagem. Num passado não tão distante, a educação voltada às crianças não existia, pois estas eram vistas como adultos em miniatura, com isso, recebendo a mesma educação de um adulto de porte comum. O presente trabalho, que é fruto de pesquisas bibliográficas, procurou responder de que maneira a educação infantil contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Como resultado dessa investigação, conclui-se que a pré-escola (creche) é de suma importância para o desenvolvimento infantil, e que os pais precisam perceber isso e não permanecer com a ideia de que esse ambiente é apenas um local para deixar seus filhos enquanto vão trabalhar.Referências
ANGOTTI, Maristela, (Org.). Educação Infantil: Para que, e para quem e por quê. Educação Infantil. Campinas: Alínea, 2014.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: Geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ARIÈS. Philipe. História social da criança e a família. São Paulo, perspectiva, 1986.
ATIREI o Pau no Gato. Cantigas Populares. Letras. Disponível em: < <https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/983981/>. Acesso em: 20 dez. 2018.
BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de novembro de 2009, Seção 1, p. 8. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm>. Acesso em: 20 dez. 2018.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010.
DESLAURIERS J. P. Recherche Qualitative. Montreal: McGraw Hill, 1991.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. [s.l.]: Cortez, 2015.
KUHLMANN JR, M. Educando a infância brasileira. In: FARIA FILHO, L. M. (Org.) A infância e sua educação: materiais, práticas e representações [Portugal e Brasil]. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 469-496.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PASSETI, Edson. As crianças brasileiras: um pouco de sua história. Texto mimeografado [S.I: s.n].
SILVA, Maria Elisandre da. A importância da educação infantil para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012.
TOMAS, Catarina Almeida. A transformação da infância e da educação: algumas reflexões sócio-histórica. Pidéia Ribeirão Preto, v. 11, n. 21. 2001. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2018.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.