RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CAPOEIRA EM PROJETOS SOCIAIS

Autores/as

  • Letícia Nora Henri Guitton
  • Yolanda Schiavo Schettino de Oliveira Borges
  • Kenia Tamara Martins Viana
  • Flávio Cunha de Faria
  • Emanuelle Gama Dutra
  • Juliana Santiago da Silva

Resumen

Políticas públicas sociais são de grande importância para a qualidade de vida da população. No entanto, no Brasil elas se encontram aquém do necessário. O envolvimento de crianças e adolescentes em projetos culturais e esportivos proporcionam um impacto positivo na vida desses indivíduos. Nesse contexto, a capoeira tem sido empregada em projetos sociais por ser uma atividade dinâmica de cunho cultural. Objetiva-se aqui apresentar uma atividade desenvolvida durante a extensão junto ao Projeto Novo Horizonte, na qual capoeiristas explicaram sobre o dia da Consciência Negra, a história e a importância da capoeira para a formação da identidade cultural brasileira, e abordaram o respeito às diferenças, bem como realizaram uma roda de capoeira com os participantes do projeto. Com isso, foi possível observar a importância da introdução de práticas esportivas em projetos sociais, como no caso da capoeira no Projeto Novo Horizonte, sendo capaz de transformar vidas por meio de sua disciplina e ensinamento, de forma dinâmica e divertida.

Citas

CONCEIÇÃO, C. S. R.; PALHARES, L. R. Refletindo sobre Projetos Esportivos Sociais e a Capoeira. Licere, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez 2014.

COUTO, A.C.P.; COUTO, M.A. A gestão de projetos sociais e o lazer. In: ISAYAMA, H.F.; SILVA, S.R. (Org.). Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, p.81-95.

MELLO, A.S.; FERREIRA NETO, A.; VOTRE, S.J. Intervenção da Educação Física em projetos sociais: uma experiência de cidadania e esporte em Vila Velha (ES). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.31, n.1, p.75-91, 2009.

MORAES, E. L. F. CONTRIBUIÇÃO DA CAPOEIRA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: a experiência de um Centro Integrado de Educação Pública em Santa Bárbara d’Oeste/SP. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), São Paulo, 2016.

NETO, P.C.O. O perfil dos escolares da educação infantil, praticantes de capoeira, em relação às variáveis psicomotoras. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Educação Física, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Uruguaiana, 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/3494/2742>.

NOGUEIRA, S.G. Processos educativos da capoeira angola e construção do pertencimento étnico-racial. 2007. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

PALHARES, L. R. Capoeira e Projetos Sociais. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. n. 1, Ano I, mai. 2012.

PALHARES, L.R. Educação e cultura popular: inclusão social pela capoeira. Licere, Belo Horizonte, v.10, n.3, dez./2007. Disponível em: <http://www.eeffto.ufmg.br/licere/pdf/licereV10N03_a4.pdf>.

REIS, A.L.T. Educação física e capoeira: saúde e qualidade de vida. Brasília: Thesaurus, 2001.

SILVA, P.C.C. Capoeira e educação física: uma história que dá jogo... primeiros apontamentos sobre suas inter-relações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 1, p. 131-145, 2001.

Publicado

2019-11-20

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas