UMA ANÁLISE DO COMPROMETIMENTO COM A CARREIRA DOS BACHARELANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumen
Este estudo tem como objetivo investigar o comprometimento dos bacharelandos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Minas Gerais com a carreira para que se possa ampliar o entendimento dos mesmos no que diz respeito ao planejamento, identidade e resiliência dentro de seu espaço de trabalho e, mais ainda, com a própria carreira. Os referenciais teóricos de carreira foram utilizados para melhor compreender a temática oferecendo um subsídio para a análise dos dados coletados. Utilizou-se de um questionário, survey, para buscar conhecer o nível de comprometimento dos estudantes com a carreira escolhida. Os dados analisados demonstram que existe um considerável comprometimento dos sujeitos de pesquisa com a carreira.Citas
BASTOS, A. V. B.; BASTOS, A. V. B. A escolha e o comprometimento com a carreira: um estudo entre profissionais e estudantes de Administração. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 28-39, 1997. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/18446/a-escolha-e-o-comprometimento-com-a-carreira--um-estudo-entre-profissionais-e-estudantes-de-administracao. Acesso em: 11 out. 2019.
CARSON. K.; BEDEIAN, A. Carrer Commitment: Construction of a Measure and Examination of its Psychometric Properties. Journal of Vocational Behavior, v.44, p.237- 262, 1994.
COHEN, A. Multiple commitments in workplaces: an integrative approach. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.
DEFILLIPPI, R.J.; ARTHUR, M.B. Boundaryless Contexts and Carreers:a Competency-Based Perspective. In: Arthur, M.B.; Rousseau, D.M. (org). The Boundaryless Career: a New Employment Principle for a New Organizational Era. New York: Oxford University Press, 1996.
DUTRA, J. (org.). Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.
GIDDENS, A. A Vida em uma Sociedade Pós-tradicional. In: Beck, U.; Giddens, A.; Lash, S. (org) Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética na Ordem Social Moderna. Trad. de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1997.
GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
GONDIM, S. M. G. Perfil Profissional e Mercado de Trabalho: Relação com Formação Acadêmica pela Perspectiva de Estudantes Universitários. Eudos de Psicologia, Natal, v.7, n.2, pp.299-309, 2002. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 14 Set. 2019.
GOTTLIEB, M. R.; CONKLING, L. Managing the workplace survivors: organizational downsizing and the commitment gap. Westport, Connecticut: Quorum Books, 1995.
GOULET, L.; SINGH, P. Career commitment: a reexamination and an extension. Journal of Vocational Behavior, 61(1), 73-91., 2002.
HALL, D. T. Protean carreiras do século XXI. Academy of Management Perspectives , v. 10, n. 4, p. 8-16, 1996.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Diretoria de Informações e Estatísticas Educacionais (Inep/Seec). Censo do Ensino Superior, 2017. Brasília. Inep,2017. http://www.inep.gov.br. Acesso em: 09 out. 2019.
JENSCHKE, B. A Cooperação Internacional: Desafios e Necessidades da Orientação e do Aconselhamento em Face das Mudanças Mundiais no Trabalho e na Sociedade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.4, n.1/2, pp. 35-55, 2003.
LEE, K., CARSWELL, J.; ALLEN, N. A meta-analytic review of occupational commitment: relations with person and work-related variables. Journal of Applied Psychology, 85(5), 799-811. doi: 10.1037/0021-9010.85.5.799, 2000.
LEMOS, C. G. Adolescência e Escolha Profissional. São Paulo: Vetor, 2001.
LEMOS, Caioá Geraiges de et al. Referenciais de carreira e identidade profissional em estudantes universitários. Psicologia: ciência e profissão, v. 27, n. 2, p. 208-223, 2007.Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pcp/v27n2/v27n2a04>. Acesso em: 15 Out. 2019.
PICHINI, F. M. et al. Identidade, planejamento e resiliência: um estudo sobre comprometimento de carreira em estudantes de graduação em Administração. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/ReCaPe/article/view/32398> Acesso em: 10 Ago. 2019.
ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V. B.; PINHO, A. P. M.. Comprometimento e entrincheiramento na carreira: um estudo de suas influências no esforço instrucional do docente do ensino superior. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 6, p. 973-992, 2011. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/840/84020810001.pdf> Acesso em: 16 Out. 2019.
ZARIFIAN, P. Objectif compétence. Paris: Liaisons, 1999.