O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA NAS FACULDADE DE DIREITO COMO ELEMENTO MODELADOR DO PROFISSIONAL ALMEJADO PELO MERCADO
Resumen
O presente artigo tem como objetivo a análise comparativa entre a teoria abordada nos cursos de direito e a prática limitada a poucas experiencias durante todo curso. Isso porque, a relacionar a teoria e a prática, pode-se perceber que a formação dos discentes em direito está pendente de ações que demandam de capacidade de gestão, o que tem dado margens a erros técnicos e elevando o congestionamento do sistema judiciário. Nesse sentido, aponta-se como possível solução a formação voltada para a entrega de profissionais capacitados conforme parâmetros traçados pelo mercado profissional, com destaque para o desenvolvimento da liderança, sendo que referida proposta baseia-se em dados qualitativos voltados para o aprimoramento das capacidades e habilidades do profissional, quando inseridos no ambiente educacional. Observa-se que as diversas mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos demandam profissionais qualificados, que saibam liderar e estejam preenchidos de um amadurecimento jurídico que está elencado ao comprometimento com o ser humano, para assim, encontrar-se de forma plena como um profissional engajado perante ao Estado Democrático de Direito.