DESAFIOS DO FAZER PSICOLÓGICO NO CRAS: A PREDOMINÂNCIA FEMININA E SUAS VULNERABILIDADES.

Authors

Abstract

A psicologia vem se desenvolvendo em muitas áreas e sua expansão nos espaços sociais se faz cada vez mais necessária. O presente trabalho é resultado de um estudo analítico acerca da experiência de estágio no CRAS, cuja predominância feminina nos grupos tornou-se ponto de análise para essa pesquisa pautada na psicologia social, valendo-se metodologicamente da investigação-ação-participante. Pretendeu-se versar sobre as percepções acerca do estágio, bem como os diversos atravessamentos que perpassam a prática do trabalho no dispositivo. Também são feitos apontamentos sobre a importância do fortalecimento de vínculos, do desenvolvimento da autonomia feminina e os atravessamentos de “ser mulher” frente às vulnerabilidades e fatores de risco que elas se encontram, bem como o papel fundamental do psicólogo nesse processo. Uma vez que a psicologia se torna ferramenta de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, rompendo com sua tradição clínica e elitista, percebe-se um impacto significativo em contextos simbólicos e concretos na vivência da relação teoria e prática pelas estagiárias.

Author Biographies

Marcilaine Gomes de Andrade, Faculdade Pitágoras de Ipatginga

Estudante de psicologia

Marcione Rosa de Souza, Faculdade Pitágoras de Ipatinga

Estudante de Psicologia

Maria Luiza Luciano Conceição, Faculdade Pitágoras de Ipatinga

Estudante de Psicologia

Natália Pereira Alves Dias, Faculdade Pitágoras de Ipatinga

Estudante de Psicologia

Onair Zorzal Correia Junior, UNIFACIG

Graduação em Psicologia (2011) e especialização em Saúde Pública (2013) pela Faculdade Pitágoras, e Mestrado em Psicologia (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de concentração Psicologia Social, na linha de pesquisa Trabalho, Sociabilidade e Saúde. É membro do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos da UFMG e membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia Núcleo Minas Gerais. Atua como professor do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFACIG e é analista social do programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (CEAPA) da Política de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Jurídica, Saúde Mental e Trabalho e Política de Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação, criminologia, psicossociologia do trabalho, psicologia social e prestação de serviços à comunidade.

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Published

2021-01-29

Issue

Section

Ciências da Saúde