ADOLESCÊNCIA E VULNERABILIDADES SOCIAIS: DEMANDAS PARA PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA NA PRÁTICA CLÍNICA.

Autores/as

  • Guilherme Nascimento Faria Centro Universitário UNIFACIG

Resumen

O presente trabalho, objetivou-se discutir como a atuação clínica da psicologia é impactada pelas vulnerabilidades sociais, na compreensão do enfrentamento dos adolescentes a essas situações advindas da questão social. Para isso, debruçou-se sobre as literaturas acerca do tema e buscou-se conceitualizar como se dá o fazer da psicologia. O conceito de vulnerabilidade vem se tornando comum na produção de trabalhos científicos, o que demonstra um maior interesse nos últimos anos. No âmbito da psicologia, torna-se necessário o conhecimento e a atuação ativa do profissional frente às demandas que tais vulnerabilidades possam ocasionar nos sujeitos a elas expostos, tendo compreensão que as vulnerabilidades se vinculam as minorias sociais, uma vez que se subentende que uma população ou indivíduo para se caracterizar como vulnerável, o mesmo esteja ligado a um grupo de menor dominância. Por isso, este trabalho volta-se às questões da vulnerabilidade, entendendo-a como um conceito de múltiplas definições e que afetam diferentes indivíduos nas mais diversas ocasiões. No decorrer do presente estudo discute-se quais são essas vulnerabilidades, como ocorrem, e como a psicologia se posiciona no atendimento e acolhimento dos indivíduos afetados pelas mesmas.

Citas

CEPP - Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf . Acesso em: 10 de setembro de 2021.

DUTRA, E. CONSIDERAÇÕES SOBRE AS SIGNIFICAÇÕES DA PSICOLOGIA CLÍNICA NA CONTEMPORANEIDADE. Estudos de Psicologia, 2004, p. 381-387. Acesso em 01/09/2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/7dTyvpTbPQW9XfFsgk4shcn/?lang=pt&format=pdf

FONSECA, F. F; SENA, R. K. R.; SANTOS, R. L. A.; DIAS, O. V.; COSTA, S. de M. AS VULNERABILIDADES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE INTERVENÇÃO. Rev. paul. pediatr. 31 (2), p. :258-264 Jun 2013. Acesso em 15/06/2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/Qtvk8gNNVtnzhyqhDRtLX6R/?format=html

GUARESCHI, N. M. F.; REIS, C. D.; HUNING, S. M.; BERTUZZI, L. D.; INTERVENÇÃO NA CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDOS COM ADOLESCENTES DO PROGRAMA DO TRABALHO EDUCATIVO. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 7, n. 1, p. 20-30, 2007. Acesso em 16 de abril de 2021 https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844613005.pdf

MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA JUNTO À INFÂNCIA E À ADOLESCÊNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300916&lng=en&nrm=iso>. acesso em 12 de abril de 2021.

MONTEIRO, S. R. da R. P. O MARCO CONCEITUAL DA VULNERABILIDADE SOCIAL. SOCIEDADE EM DEBATE. v. 17, n. 2, p. 29-40, 2012. Disponível em: https://www.rle.ucpel.tche.br/rsd/article/view/695 . Acesso em: 12 de abril de 2021.

Morais, N. A., Raffaelli, M. & Koller, S. H. ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E O CONTINUUM RISCO-PROTEÇÃO. Avances en Psicología Latinoamericana, 30(1), 118-136. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/1521/1873 . Acesso em: 10 de setembro de 2021.

OLIVEIRA, P. C.; REIS, M. L.; VANDENBERGHE, L.; SOUZA, M. M. de; MEDEIROS, M. “SOBREVIVENDO”: VULNERABILIDADE SOCIAL VIVENCIADA POR ADOLESCENTES EM UMA PERIFERIA URBANA. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190813, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2020.v24/e190813/pt . Acesso em 16 de abril de 2021.

Paulino, J. A.; Lopes, R. F. F. RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DE RISCO E NÍVEIS DE HABILIDADES COGNITIVAS EM UM GRUPO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Psicologia Ciência e Profissão, 30(4), 752- 765. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=1661007&pid=S1677-1168201800020001300030&lng=pt . acesso em 10 de setembro de 2021.

QUIROGA, F. L.; VITALLE, M. S. de S. O ADOLESCENTE E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: APONTAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO HISTÓRICO. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, p. 863-878, 2013. Acesso em 15 de maio de 2021. Disponível em: https://scielosp.org/article/physis/2013.v23n3/863-878/

REMÉDIOS, C. I. F. R. N. O BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS NA ADOLESCÊNCIA. 2010. Tese de Doutorado. disponível em: http://hdl.handle.net/10451/2792

SAPIENZA, G.; PEDROMONICO, M. R. M. RISCO, PROTEÇÃO E RESILIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Psicol. estud. Maringá, v. 10, n. 2, p. 209-216, Aug. 2005. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200007&lng=en&nrm=iso .Acesso em 16 de Abril de 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000200007.

SCOTT, J. B.; PROLA, C. de A.; SIQUEIRA, A. C.; PEREIRA. C. R. R. O CONCEITO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.24 no.2, p. 600-615, Belo Horizonte maio/ago. 2018. Acesso em: 15/06/2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682018000200013

SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2019, disponível em: http://snis.gov.br/painel-informacoes-saneamento-brasil/web/painel-abastecimento-agua. Acesso em 10 de setembro de 2021.

SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2019, disponível em: http://snis.gov.br/painel-informacoes-saneamento-brasil/web/painel-esgotamento-sanitario. Acesso em 10 de setembro de 2021.

Publicado

2022-03-10

Número

Sección

Ciências Humanas