ESTUDO SOBRE A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE DE JOÃO MONLEVADE, MINAS GERAIS

Autores/as

  • Marcela Moreira Couto
  • Felipe Della Corte
  • Everton Ernani Lopes Araujo

Resumen

Esse artigo apresenta os resultados de um estudo de caso de pesquisa que investiga a poluição do ar na cidade de João Monlevade - Minas Gerais. A poluição atmosférica encontra-se presente nos mais diferentes cenários desde a Revolução Industrial. Atualmente, cerca de 50% da população residem em cidades e aglomerados urbanos e estão expostas a altos níveis de poluentes do ar. O presente estudo, analisou a percepção da população de João Monlevade quanto à poluição atmosférica sobre três viés: queimadas, veículos automotores e indústrias. Além disso, averiguou a relação das doenças respiratórias com a qualidade do ar. Para isso, foi aplicado um questionário para uma amostra da população do município e realizadas entrevistas com os postos de saúde, hospital, farmácias, Secretaria de Trânsito e Transportes (SETTRAN) e com a Secretaria do Meio Ambiente. A metodologia empregada tem abordagem combinada, de natureza aplicada e descritiva, em que se optou, como objeto, pelo estudo de caso. A partir dos resultados, pôde-se concluir sobre a necessidade da implantação de um monitoramento do ar e divulgação para população, além da conscientização sobre a importância de se realizar ações mitigadoras que contribuam para a qualidade do ar e consequentemente para saúde da sociedade.

Citas

BROOK R. D. et al. Particle air pollution and cardiovascular disease: an update to the American Heart Association Scientific Statement. Circulation. 2010; 121(21):2331-78.

FERNANDES, A. F. Análise da qualidade do ar e preocupações com a saúde. Universidade do Porto. Integrated Master in Environmental Engineering 2016/2017. Porto, fev. 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de informações: João Monlevade. 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=313620&search=minas-gerais|joao-monlevade|infograficos:-historico>. Acesso em: 25 out. 2018

OLIVEIRA, K. G. M. de; BERETTA, M. A CONTRIBUIÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA GESTÃO DA QUALIDADE DO AR: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CANDEIAS-BA. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais (gesta), Bahia, v. 2, n. 1, p.105-121, 2014. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/gesta/article/view/9266/8525>. Acesso em: 20 out. 2018

SAMPIERI, R. H. et al. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: MacGrawHill, 2006.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2019-02-19

Número

Sección

Engenharias