DIREITO À LOCOMOÇÃO E À ACESSIBILIDADE: APLICAÇÃO DAS LEIS NO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES

Autores/as

  • Ana Paula Assis Reis
  • Débora Pereira de Moraes
  • Mariana Marciano Simões da Costa
  • Thiago Paiva Alves Gripp
  • Viviane Aparecida Ferreira
  • Thaysa Kassis de Faria Alvim
  • Fernanda Franklin Seixas Arakaki
  • Andréia Almeida Mendes

Resumen

O presente artigo trata das pessoas com deficiência, suas conquistas ao longo dos anos e as leis que asseguram seus direitos. Foi produzido a partir de um projeto de extensão, através do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Apoia-se nas normas e leis vigentes, mais especificamente à norma 9050 da ABNT, segundo a qual, ao aplicar o pactuado, deve haver a garantia à acessibilidade às pessoas com deficiência física, possibilitando, dessa forma, a aplicabilidade do direito de ir e vir, independente de sua limitação, sem qualquer barreira. Destarte, é possível observar que há anos existem leis que pactuam sobre o as medidas correlatas a se atender as necessidades das pessoas com deficiência, seja ela transitória ou permanente. Contudo, é realidade ainda, infelizmente, a falta de conhecimento e aplicação do disposto. Ante à problemática, cabe ao profissional do âmbito jurídico atentar-se ao direito violado. Como metodologia buscou-se orientar estudantes da área de engenharia civil, visto que serão os profissionais adequados à aplicação dos parâmetros abarcados pelas leis e princípios, que atenderá a todas as pessoas. Ao final, procura-se conscientizar a todos sobre a aplicação dessa lei em todos os projetos, atendendo a todos sem discrepância ou barreiras.

Citas

AMARAL, Leandro. ABNT NBR 9050 – 2015 – NORMA ACESSIBILIDADE GRATUITA. Disponível em: <https://arquitetoleandroamaral.com/abnt-nbr-9050-2015-norma-acessibilidade-gratuita/>. Acesso em: 14 de outubro de 2018.

BLOG FREEDOM. Pessoa com deficiência: a evolução do termo e dos conceitos aplicados. Disponível em: <http://blog.freedom.ind.br/pessoa-com-deficiencia-evolucao-do-termo-e-dos-conceitos-aplicados/> Acesso em: 08 de julho de 2018.

BUBLITZ, Michele Dias. Conceito de pessoa com deficiência. Disponível em: Revista da Ajuris. Porto Alegre.

CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: SENAC, 2007.

Câmara dos deputados. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/emecon/1970-1979/emendaconstitucional-12-17-outubro-1978-366956-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 02 de setembro de 2018.

CARVALHO E CASTRO, Jary. Ir e Vir - Acessibilidade, compromisso de cada um. Gráfica Gibim e Editora, 2013.

DICHER, Marilu; TREVISAM, Elisaide. A jornada histórica da pessoa com deficiência: inclusão como exercício do direito à dignidade da pessoa humana. Disponível em: < http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=572f88dee7e2502b>. Acesso em: 01 de setembro de 2018.

FEDERAL, Ministério Público. Disponível em: < http://www.turminha.mpf.mp.br/ > . Acesso em: 01 de setembro de 2018.

FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de .Direito de locomoção Disponível em: < http://www.ruaviva.org.br/assets/direito-de-locomocao.pdf >. Acesso em 01 de agosto de 2018.

GABRILLI, Mara. Desenho Universal: Um conceito para todos. Disponível em: < http://maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2016/01/universal_web-1.pdf> . Acesso em: 29 de setembro de 2018.

GARCIA, Vinícius Gaspar. As pessoas com deficiência na história do mundo. Disponível em: < http://www.bengalalegal.com/pcd-mundial>. Acesso em: 18 de agosto de 2018.

GUGEL, Maria Aparecida. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Disponível em: <http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php>. Acesso em: 22 de julho de 2018.

MAIA, Mauricio. Novo conceito de pessoa com deficiência. Disponível em: www.somosmaissaude.com.br;bublitz. , 2015.

NASCIMENTO, Sérgio Paulo. Acessibilidade e Desenho Universal Conceitos, Tendências e Desafios. Disponível em: http://www.confea.org.br/media/palestra_acessibilidade_sergiopaulodasilveira.pdf>. Acesso em: 03 de outubro de 2018.

PEPITONE, Carolina. Desenho Universal. Disponível em: http://arq.ap1.com.br/desenho-universal/ >. Acesso em 03 de outubro de 2018.

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O direito da pessoa com deficiência: marcos internacionais. Disponível em: < https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155248/1/unespnead_reei1_ee_d02_texto01.pdf>. Acesso em: 18 de agosto de 2018.

ROMANINI, Anicoli; MARTINS, Marcele Salles. Projeto de habitação de interesse social inclusiva. Disponível em: https://www.usp.br/nutau/anais_nutau2014/trabalhos/romanini_anicoli_e_martins.pdf >. Acesso em: 03 de outubro de 2018.

SOUZA, Fábio Araújo de Holanda. Direitos da pessoa com deficiência. Disponível em: < http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/artigosdeficiente/direitosdapcdfabioholanda.pdf>. Acesso em: 01 de setembro de 2018.

SOUZA, Josimar dos Reis de; MELO, Cristiane Aparecida Silva Moura de. O estudo da evolução da acessibilidade e mobilidade enquanto fator fundamental de inclusão no processo de urbanização contemporâneo. Disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/forum_ambiental/article/viewFile/1461/1483>. Acesso em: 21 de setembro de 2018.

TABORDA, Maren Guimarães. O princípio da igualdade em perspectiva histórica: conteúdo, alcance e direções. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/viewFile/47142/45717> . Acesso em: 21 de setembro de 2018.

Publicado

2019-02-28

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas