VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: O PANORAMA DOS IDOSOS EM MANHUAÇU-MG
Resumen
O presente artigo é fruto de um projeto de extensão desenvolvido no Núcleo de prática jurídica da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu FACIG, que tem como objetivo levar à comunidade Matinha de Manhuaçu orientações sobre os direitos pertencentes que tenham em conta a saúde e a qualidade de vida para a pessoa idosa, estimulando o bem estar dos idosos para que envelheçam de uma maneira mais saudável. Entre as propostas estão o estímulo à prática de exercícios físicos, alimentação saudável, oferta de medicamentos na rede pública. Com embasamento no Estatuto do Idoso, que nele traz dispostos os direitos dos idosos e o dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público em assegurar ao idoso, como absoluta, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.Citas
BRASIL, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. O Estatuto do Idoso: uma conquista de todos os brasileiros. Brasília. 4. ed. Dezembro de 2007.
BRASIL. LEI N. 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Disponível em Acesso em 20 jun. 2009.
MINAYO, Mª Cecília. COIMBRA, Carlos. Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro. Fio Cruz, 2002. p. 11-24.
SILVA, S. S. Estatuto do Idoso – um crítico e novo olhar sobre o idoso e os desafios a serem enfrentados. Dissertação, 160 f., (Mestrado em Direito). Centro Universitário Eurípedes de Marília, Marília, SP,2007.
SILVESTRE, J. A.; COSTA Neto, M. M. Abordagem do idoso em programas de saúde da família. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, Jun. 2003, 19 (3).