VANTAGEM E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA ALVENARIA ESTRUTURAL E SUA EMPREGABILIDADE EM UMA OBRA DE MANHUAÇU

Autores/as

  • Thaís Luiza R. de Souza
  • Renato M. S. Carlos
  • Ariadny de Cassia F. Labanca
  • Gustavo Ramon de O. Miguel
  • Mariana G. Reguete
  • Murilo A. Rodrigues
  • Tauana de O. Batista

Resumen

Dentre os diversos sistemas estruturais disponíveis para aplicação na construção civil, o presente artigo tratou particularmente da alvenaria estrutural, sistema que necessita de cuidados e possui particularidades quanto a execução e fiscalização. Com o objetivo de avaliar a empregabilidade da alvenaria estrutural na região de Manhuaçu, realizou-se um estudo de caso na obra situada nas proximidades da BR-262 dentro do município. Foram obtidas informações sobre o procedimento usado na execução da mesma, o fornecimento de matéria prima e oferta de mão de obra na região. Foi possível concluir que o sistema em alvenaria estrutural, apesar de apresentar problemas como a falta de profissionais qualificados e dificuldade de adaptar-se a mudanças arquitetônicas, atribui fatores de qualidade e racionalização da obra conjugada a custos mais baixos. Tem-se, desse modo um sistema que se aplica com eficiência em habitações de baixo custo quando projetado e executado segundo as normas.

Citas

AEC WEB / GEOFOCO. Clube do concreto. Disponível em: http://www.grupoorguel.com.br/blog/uso-graute-na-construcao-civil. Acesso em: 03 out. 2018.

APRENDA A CONSTRUIR E REFORMAR. Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto. Disponível em: http://aprendaaconstruirereformar.blogspot.com/2012/05/alvenaria-estrutural-com-blocos-de.html. Acesso em: 03 out. 2018.

MANZIONE, L. Projeto e execução de alvenaria estrutural. Primeiros passos da qualidade no canteiro de obras, segunda edição - março de 2007.

PARSEKIAN, G. A. et al. Comportamento E Dimensionamento De Alvenaria Estrutural. Segunda edição revista, 2013.

RAMALHO, M. A.; CORRÊA, M. R. S. Projeto de Edifícios de Alvenaria Estrutural. São Paulo: Pini, 2003.

SAHARA. Os blocos de concreto na história da Sahara Tecnologia. Disponível em: https://www.sahara.com.br/novo/informativos/blocos-de-concreto.php. Acesso em: 03 out. 2018.

Publicado

2019-03-14

Número

Sección

Engenharias