O USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Luciana Rocha Cardoso Centro Universitário UNIFACIG
  • Danielly dos Santos Emerick Faria

Resumo

Este trabalho aborda a importância do uso do Scratch no ensino do pensamento computacional para alunos de graduação superior. O Scratch é uma ferramenta que proporciona a criação de um ambiente para aprender sobre lógica matemática utilizando blocos programáveis como operadores lógicos, aritméticos e relacionais, dentre outros no ensino e aprendizagem em diferentes áreas, não somente aos cursos de computação, por proporcionar habilidades que são essenciais para qualquer área que utiliza o raciocínio lógico. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas e em sites sobre Pensamento Computacional, Scratch, lógica matemática, entre outros assuntos que abordam sobre o tema proposto. O desfecho da referente pesquisa converge para o uso da ferramenta Scratch em ambientes de ensino, desde o ensino básico ao ensino superior como uma das principais motivações para desenvolver habilidades e competências.

Biografia do Autor

Luciana Rocha Cardoso, Centro Universitário UNIFACIG

Coordenadora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIG

Departamento de TI

Downloads

Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra