FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE FÍSICA COM FOCO NO USO DE SIMULADORES ONLINE

Autores/as

  • Carlos Roberto Rodrigues Dos Santos Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Resumen

O presente artigo surge da necessidade de complementação da formação dos professores do ensino da Física. E para isso, faz-se necessário a compreensão de que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão presentes e influenciam diretamente nas práticas pedagógicas. Logo, o processo de ensino e aprendizagem passa a contar com diversos objetos de aprendizagem que podem dinamizar o ambiente em sala de aula. Com isso, o professor de Física na atualidade conta com um recurso que promete modificar, não apenas a maneira de lecionar, mas também na gestão pedagógica em sala de aula, que é o uso dos simuladores para romper com dificuldades enfrentadas na construção do conhecimento. Com base nessa concepção, o discente passa a ser encarado como protagonista ativo no ensino e aprendizagem. E com todas essas mudanças e inserções tecnológicas, surge a indagação e necessidade de se discutir a criação e desenvolvimento do processo de formação continuada do professor, capacitando-o para que consiga apresentar aos alunos as vantagens do uso de simuladores. Assim o aluno consegue visualizar a aplicação real de todo conhecimento construído, através da mediação de um professor capacitado.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Rodrigues Dos Santos Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduando em Licenciatura de Físca

Técnico em Tradução e Interpretação em Libras

Bombeiro Militar

Citas

BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

ANDRADE, E. M. B. Tecnologia, educação e meio ambiente: o uso de simuladores como recurso didático nas aulas de química para estudantes do proeja. p. 1–10, 2013.

BARBOSA, C. D. et al. O uso de simuladores via smartphone no ensino de ciência como ferramenta pedagógica na abordagem de conteúdos contextualizados de física. Scientia Plena, v. 13, n. 01, p. 1–13, 2017.

BRAGA, J. Objetos de Aprendizagem: introdução e fundamentos. Editora UFABC, v. 1, p. 81-, 2015.

CARRARO, F. L.; PEREIRA, R. F. O uso de simuladores virtuais do PHET como metodologia de ensino de eletrodinâmica. Os Desafios Da Escola Pública Paranaense Na Perspectiva Do Professor Pde, v. 1, 2014.

COSTA, M. DA. Simulações computacionais no ensino de física: Revisão sistemática de publicações da área de ensino. XIII Congresso Nacional de Educação, p. 7531–7544, 2017.

COSTA, M. T.; TAVARES, T. T. O uso de simuladores virtuais para o ensino de Química. Mediação, n. 9, p. 50–57, 2019.

FALCHI, L. DE F. O.; FORTUNATO, I. Simulador phet e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 1, p. 439–452, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. p. 1–25, 2015.

REIS, E. M.; REZENDE, F.; BARROS, S. DE S. Formação Continuada a Distância De Professores De Física Do Nível Médio: Desenvolvimento E Avaliação De Um Curso Piloto Com Suporte Na Internet. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), v. 1, n. 1, p. 143–150, 2001.

SANTOS, E. I. DOS S.; PIASSI, L. P. DE C.; FERREIRA, N. C. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA. p. 1–18, 2004.

SILVA, A. M. A relevância da formação continuada do (a) professor (a) de educação infantil para uma prática reflexiva. III Jornada de Didática, v. 42, n. 4, p. 69–81, 2014.

TOZETTO, S. S. Docência e formação continuada. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, p. 13, 2017.

TIC Domicílios - 2019 - Indivíduos Disponível em: <https://cetic.br/pt/tics/domicilios/2019/individuos/C3/ >. Acesso em: 02 de set. de 2020.

Publicado

2021-01-21

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra