ANÁLISE DA COMPETÊNCIA DA CULTURA DIGITAL DA BNCC

Autores

  • Keila Carla Souza
  • Andreia Almeida Mendes Centro Universitário UNIFACIG http://orcid.org/0000-0003-0492-633X
  • Luciana Rocha Cardoso
  • Márcio Rocha Damasceno
  • Lidiane Hott de Fúcio Borges Borges

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar a competência 5 da BNCC e seus desdobramentos. Essa competência, também conhecida como competência digital, recebeu muitas críticas durante toda a sua formulação e reformulação, dentre elas destacam-se o fato do aluno não poder ser apenas um mero reprodutor de tecnologia e também a ausência, em certas disciplinas, de transversalidade nessa competência. Para averiguar se essas críticas realmente procedem, será realizada uma pesquisa de natureza básica e de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de análise documental e de conteúdo com o intuito de se descobrir os principais pontos fortes e desafios de se trabalhar essa competência.

Biografia do Autor

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 16 jun.2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17jun.2019.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 17 jun.2019.

INSTITUTO AYRTON SENNA. O que é a BNCC? 2018. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html. Acesso em: 17. out.2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 17. out.2020.

RICO, Rossi. Competência 5: Cultura digital. Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/9/competencia-5-cultura-digital. Acesso em: 17.out.2020

Downloads

Publicado

2021-01-22

Edição

Seção

Ciências Humanas