INFLUÊNCIA DO ESTRESSE EMOCIONAL NA SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Os estudantes da área da saúde enfrentam elevados níveis de estresse e ansiedade, que ao entrar na graduação, passam por muitos desafios e grandes mudanças em seu cotidiano. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com 25 alunos de Odontologia do Unifacig, voluntários e com faixa etária entre 18 e 30 anos. Antes do início da pesquisa, todos os pesquisados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário anamnésico. Os dados obtidos foram plotados para análise estatística e as respostas agrupadas e analisadas de maneira quantitativa. A maioria dos alunos voluntários é do sexo feminino (76%), cursando entre o 4º e 6º período da faculdade (76%), na faixa etária de 18 e 25 anos (88%) e 68% responderam que possui algum hábito parafuncional, sendo que o hábito relacionado ao trabalho mais prevalente foi o de colocar a mão sobre queixo. Muitos alunos se consideram ansiosos e nervosos (68%) e 36% têm o hábito de apertar e ranger os dentes, porém poucos universitários apresentam dor ou sensibilidade ao mastigar. Conclui-se que o grande número dos voluntários apresenta ansiedade e/ou estresse e/ou alguma atividade parafuncional frequente, como por exemplo, apertar e/ou ranger os dentes.
Referências
ALMEIDA, R. S.; GUIMARÃES, J. L.; DE ALMEIDA, J. Z. Estresse emocional e sua influência na saúde bucal. DêCiência em Foco. v. 2, n. 1, p.78-102, 2018.
BRAGA, J. E. F. et al. Ansiedade Patológica: Bases Neurais e Avanços na Abordagem Psicofarmacológica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. v. 14, n. 2, p.93-100, 2010.
CÁRDENAS, S. D.; MARÍNEZ, F. G. Sintomas de depresión y ansiedad en jóvenes universitarios: prevalencia y factores relacionados. Rev Clín Med Fam. v. 7, n. 1, p. 14-22, 2014.
CARVALHO E. A. et al. Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Rev Cienc Cuid Saúde. v. 14, n. 3, 2015.
CAUÁS, M. et al. Incidências de hábitos parafuncionais e posturais em pacientes portadores de disfunção da articulação craniomandibular. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. v. 4, n. 2, p. 121-129, 2004.
IBRAHIM, A. K. A systematic review of studies of depression prevalence in university students. J Psychiat Res. v. 47, n. 3, p.391-400, 2013.
MASO, M. D.; FEITOSA, F. B. Um estudo comparativo entre dados sociodemográficos e neuroticismo. Est Pesq Psic. v. 13, n. 3, 2013.
MEDEIROS, P. P.; BITTENCOURT, F. O. Fatores associados à ansiedade em estudantes de uma faculdade particular. Id on Line Multidisc and Psycol J. v. 10, n. 33, p.201-208, 2017.
MEDEIROS, S. P.; BATISTA, A. U. D.; FORTE F. D. S. Prevalência de sintomas de disfunção temporomandibular e hábitos parafuncionais em estudantes universitários. RGO - Rev Gaúcha Odonto. v. 59, n. 2, p. 201-208, 2011.
MINGHELLI, B.; MORGADO, M. ; CARO, T. Association of temporomandibular disorder symptoms with anxiety and depression in Portuguese college students. J Oral Sci. v. 56, n. 2, p.127-33, 2014.
MIYAKE, R. et al. Oral parafunctions and association with symptoms of temporomandibular disorders in Japanese university students. J Oral Rehabil. v. 31, n. 6, p. 518-523, 2004.
NGUYEN, M. S. et al. Association of temporomandibular joint osseous changes with anxiety, depression, and limitation of mandibular function in elderly Vietnamese. East Asian Arch Psychiatry. v. 29, n. 1, p. 20-25, 2019.
NOGUEIRA, M. J.; BARROS, L.; SEQUEIRA, C. A saúde mental em estudantes do ensino superior: relação com o gênero, nível socioeconômico e os comportamentos de saúde. Rev Port Enferm Saúde Mental, Porto, n. spe. 5, p. 51-56, 2017.
RODRIGUES, M. I. Q. et al. Fatores de estresse e qualidade de vida de estudantes de Odontologia. Rev ABENO, v. 19, ed. 1, p. 49-57, 2019.
SILVEIRA C. et al. Saúde mental em estudantes universitários. Acta Med Port, v. 24, n. S2, 2011.
SZPAK, J. L.; KAMEG, K. M. Simulation decreases nursing student anxiety prior to communication with mentally ill patients. Clin Simulation Nurs. v. 9, p. 13-19, 2013.
VASCONCELOS, T. C. et al. Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Rev Bras Educ Med. Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 135-142, 2015.