O CUIDADO DO PACIENTE CRÍTICO NO CENÁRIO DE PANDEMIA: VISÃO HUMANIZADA
Resumo
O paciente em estado crítico necessita de uma estrutura organizada e específica se encontram em quadro clínico mais agravados, com comprometimento de algum dos seus principais sistemas fisiológicos. Sendo assim o presente estudo tem como objetivo identificar a importância da humanização no cuidado ao paciente crítico em um cenário de pandemia, diante dos diversos desafios postos pela pandemia da COVID-19, é necessário vislumbrar estratégias de enfrentamento e possibilidades para ações junto aos pacientes críticos e familiares. Nesse ínterim, a enfermagem tem função essencial e primordial. Podemos concluir que muitas são as percepções dos pacientes a respeito da UTI.
Referências
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Curso de humanização da AMIB.
São Paulo, [2000]Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Curso de humanização da AMIB. São Paulo, [2000].
SILVA, A. E. B. C. Segurança do paciente: desafios para a prática e a investigação em enfermagem. Rev. Eletr. Enf., Goiânia, v. 12, n. 3, p. 422, 2010.
Rogers A.E. et al.: The working hours of hospital staff nurses and patient safety. Health Aff 23 (4): 202-11, 2004.
ALFARO-LEFEVRE, Rosalinda. Pensamento crítico em enfermagem: um enfoqueprático. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CHAGAS, SCP; AZEVEDO, A. S. A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE PACIENTES CRÍTICOS REALIZADA POR ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM. Biológicas & Saúde, v. 5, n. 18, 2015.
CINTRA, Eliane de Araujo. Monitorização Hemodinâmica Invasiva. In: CINTRA, Eliane Araujo; NISHIDE, Vera Médice; NUNES; Wilma Aparecida e Cols. Assistência de enfermagem ao paciente crítico. São Paulo: Atheneu, 2000.
MARQUES, LorraineCichowicz et al. Covid-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. 2020.
Maslow AH. Motivación y personalidad. Barcelona: Ed. Sagitário; 1954.
MEZZAROBA, Rúbia Manetti; DE FREITAS, Vívian Maria; KOCHLA, Kátia Renata Antunes. O cuidado de enfermagem ao paciente crítico na percepção da família. Cogitare Enfermagem, v. 14, n. 3, p. 499-505, 2009
NORONHA, Kenya Valeria Micaela de Souza et al. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00115320, 2020.
S.C.P., C., & A.S., A. (2015). A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE PACIENTES CRÍTICOS REALIZADA POR ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM. Biológicas & Saúde, 5(18). https://doi.org/10.25242/88685182015748
SILVA, M.J.P. Humanização em unidade de terapia intensiva. São Paulo: Atheneu; 2000
SILVA, Maria Julia Paes da. Humanização em UTI. In: CINTRA, Eliane Araujo; NISHIDE, Vera Médice; NUNES; Wilma Aparecida e Cols. Assistência de enfermagem ao paciente crítico. São Paulo: Atheneu, 2000.