O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO COM AS CONSULTORAS DE UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

Autores

  • Jéssica Oliveira Pereira
  • Renato José de Araújo
  • Sheila Benevides de Melo
  • Lilian Beatriz Ferreira Longo
  • Reginaldo Adriano de Souza
  • José Carlos de Souza

Resumo

A presente pesquisa teve como o objetivo compreender como as consultoras de cosméticos percebem a influência da ideologia da empresa e sua relevância para o sequestro da subjetividade, através
do discurso de que seus funcionários podem colocar Deus está em primeiro, família em segundo e trabalho, somente em terceiro lugar. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo,
utilizando-se a aplicação de entrevistas semi-estruturada com as consultoras. De acordo com as informações obtidas, pôde-se observar que a ideologia da empresa seqüestra a subjetividade de suas funcionárias, pois verificou-se que apesar das consultoras considerarem Deus em primeiro lugar, família em
segundo e trabalho em terceiro, no dia-a-dia evidencia-se que o trabalho toma a maior parte do seu tempo, podendo-se concluir que ele está em primeiro lugar.

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Publicado

2017-05-25

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas